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Housemarque não fará jogos free-to-play, pelo menos por enquanto

A Housemarque, desenvolvedora pertencente à Sony e criadora de jogos como Returnal e Nex Machina, declarou não haver planos de adotar o modelo de jogos free-to-play ou jogos como serviço. Pelo menos não por enquanto.

A declaração foi dada em uma entrevista à Eurogamer, durante as comemorações do 30º aniversário da desenvolvedora, na Finlândia.

Nada de jogos free-to-play para a Housemarque

Se manter longe de certas tendências do mercado de games é um privilégio para poucos. E ao que parece a Housemarque está neste lugar e quer mantê-lo.

O chefe do estúdio, Ilari Kuittinen, e o diretor criativo, Gregory Louden, disseram que “enquanto as pessoas comprarem jogos premium”, a Housemarque continuará sendo um estúdio que oferece exatamente isso.

"Nossa filosofia é que [nossos jogos] são uma experiência para um determinado período da sua vida, e você vivencia isso em poucos dias, semanas ou algo assim. E eu acho isso muito legal. Você não precisa passar o resto do seu tempo livre com nossos jogos.” - Ilari Kuittinen, chefe de estúdio

Kuittinen acrescentou que os títulos da Housemarque são um pouco “como filmes ou séries de TV”.

É uma experiência única“, continuou Kuittinen. “Você tem, você tira algo daquilo. Talvez você volte a jogar, mas não precisa jogar pelo resto da vida.”

Housemarque não fará jogos free-to-play
Saros (Housemarque/Reprodução)

Louden acrescentou que o estúdio está atualmente “totalmente focado em single player e premium” com seu próximo título para PS5, Saros. A Housemarque — que foi adquirida pela Sony em 2021 — pretende garantir que ela continue existindo por mais 30 anos, continuando a fazer “jogos incríveis” e mantendo esse “impulso”.

Você só precisa continuar criando jogos especiais“, disse o diretor criativo. Mikael Haveri, diretor de marca da Housemarque, acrescentou: “Somos tão fortes quanto o nosso jogo mais recente.”

"É quase como uma responsabilidade. Temos muita sorte de estar na posição em que estamos e devemos continuar impulsionando o meio, mostrando o que podemos fazer, aprimorando nossa jogabilidade, nossa história e nossa tecnologia, e simplesmente continuar crescendo. Esse é o futuro para os próximos 30 anos — é simplesmente criar algo melhor." - Gregory Louden, diretor criativo
Housemarque não fará jogos free-to-play
Returnal (Housemarque/Reprodução)

A discussão pode parecer irrelevante para alguns, mas como algumas modas tomam conta do segmento de games, quando desenvolvedoras declaram sua posição desta maneira, elas demonstram que pode existir esperança para outras abordagens e jogos para além da tendência dominante de mercado.

Vale ressaltar que em fevereiro de 2022, a Sony declarou que pretendia lançar mais de 10 novos jogos para o serviço online nos próximos anos. Um mês depois, o então executivo da Sony, Jim Ryan, disse acreditar que os jogos para o serviço online eram uma parte fundamental do futuro dos jogos, confiante no impulso do PlayStation para o serviço online.

VIA: Eurogamer

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