Intel vai usar cachorros-robôs da Boston Dynamics para inspecionar fábricas
Durante o evento Foundry Direct Connect, a Intel anunciou uma solução inusitada para garantir o bom funcionamento de suas plantas de fabricação. A empresa estabeleceu uma parceria com a Boston Dynamics para que o Chip — um robô com formato de cachorro — verifique se tudo está funcionando bem em suas linhas de produção.
Segundo Jessica Unwin, que comanda a Intel Foundry, diversas unidades do dispositivo “estão ajudando a tornar mais inteligente, seguro e eficiente o trabalho em nossas instalações”. O canino mecânico é equipado com sensores termais que ajudam a detectar problemas com motores elétricos, entre outros recursos para a coleta de dados.

“Dados são como ouro”, explicou Joe Robison, também da Intel Foundry. “E o Chip nos permitiu expandir a quantidade de informações que coletamos de nossos bens, nos permitindo entender a saúde deles e consertá-los antes que eles se transformem em uma falha”, explicou o executivo em um comunicado à imprensa.
Intel afirma que Chip demonstra seu desejo de inovar
A companhia também explicou que os cachorros-robôs da Boston Dynamics são capazes de fazer análises de acústica e imagens para realizar mais de uma dezena de processos de inspeção. O dispositivo quadrúpede foi trazido ao palco do evento, exibindo em destaque um sistema de lentes no local que seria considerado sua cabeça.

Para Naga Chandrasekaran, chefe de tecnologia e de operações da Intel Fondry, o Chip demonstra o compromisso contínuo da empresa com a inovação. Ele afirma que esse desejo se reflete “em todas as partes de nossa fábrica e de nosso negócio”, dando indícios de que outras soluções “inusitadas” devem se repetir no futuro.
O Foundry Direct Connect acontece em um momento no qual a companhia passa por uma grande transformação interna. Com a ascensão do CEO Lip Bu-Tan, ela vem preparando um grande pacote de demissões que deve afetar milhares de pessoas ao redor do mundo e reduzir em até US$ 1,5 bilhão seus custos operacionais.