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InZoi receberá ModKit oficial no final de maio e vai expandir suporte a mods até dezembro

A Krafton confirmou que o ModKit oficial de InZoi, seu simulador de vida que rivaliza com The Sims 4, será disponibilizado no final de maio de 2025. A novidade busca ampliar a liberdade criativa da comunidade, oferecendo ferramentas voltadas à personalização de roupas, móveis e parâmetros do jogo, com planos de expansão gradual até dezembro.

O anúncio vem em meio a uma queda no número de jogadores ativos desde o lançamento em acesso antecipado, apesar das avaliações positivas no Steam, com mais de 80% de aprovação.

Primeira versão do ModKit inclui integração com Maya, Blender e CurseForge

Segundo o estúdio InZoi Studio, a primeira versão do ModKit poderá ser baixada pela Epic Games Store. Ela permitirá aos usuários editar arquivos JSON do jogo e utilizar meshes 3D (formato FBX) representativos de roupas e móveis padrão.

Será possível, por exemplo, ajustar a duração de efeitos como o buff “Flertar” ou alterar a velocidade com que uma cama restaura energia.

Imagem: Krafton/Reprodução

A criação dos mods poderá ser feita com suporte oficial a ferramentas como Maya e Blender, por meio de plugins que importam diretamente os assets disponibilizados pela desenvolvedora.

Além disso, os usuários poderão empacotar seus projetos como plugins do Unreal Engine e publicá-los com suporte à plataforma CurseForge, que será integrada diretamente à interface do jogo.

Essa integração deve facilitar a busca, o download e o gerenciamento de mods pela comunidade.

Roadmap prevê expansão para personagens, interações e localização

A Krafton também divulgou um cronograma de atualizações para as ferramentas de modding. A próxima etapa está programada para setembro de 2025, quando os criadores poderão modificar elementos de personagem, como rostos e cabelos, além de itens de construção como portas, janelas, cercas e pilares.

Nessa fase, também será possível desenvolver conteúdo baseado em interações, incluindo diálogos, dublagens e recompensas.

Imagem: Krafton/Reprodução

Já em dezembro, a maior parte das roupas do jogo se tornará modificável.

A atualização também trará suporte à edição de scripts de interação, ajuste de escadas e acesso a ferramentas de localização, que poderão ser úteis para criadores que desejam adaptar o conteúdo para diferentes idiomas.

Krafton promete transparência, foco em feedback e integração com a comunidade

No blog oficial, o diretor de jogo Hyungjun “Kjun” Kim explicou que a equipe está trabalhando para tornar o ecossistema de modding mais acessível, ao mesmo tempo em que desenvolve a terceira cidade do jogo.

Segundo ele, a equipe reconhece a necessidade de mais profundidade no gameplay e está focada em implementar sistemas que permitam “histórias mais complexas e experiências mais envolventes“.

Imagem: Krafton/Reprodução

Entre os recursos em desenvolvimento, Kim cita a chegada de veículos menores como motos e a personalização de automóveis, além de ajustes no sistema de Karma.

A equipe está planejando adicionar consequências mais significativas para ações ilegais, como a possibilidade de ser pego cometendo crimes e ir para a cadeia.

Apesar de admitir que algumas animações podem parecer “estranhas” no início, Kim afirma que a prioridade é construir um jogo de simulação de vida com base na imaginação, experimentação e participação da comunidade.

Ele também afirmou que mais informações sobre o uso de IA generativa no jogo serão divulgadas em breve, com o compromisso de manter a transparência nas decisões de desenvolvimento.

Imagem: Krafton/Reprodução

Enquanto o lançamento completo do jogo ainda não tem data confirmada, a chegada do suporte oficial a mods tem potencial de representar um passo importante para o crescimento e longevidade de InZoi, já que o jogo teve uma queda relativamente grande na base de jogadores ativos.

Fonte: Krafton/Steam.

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