DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

iPhone brasileiro: Apple vai aumentar produção no Brasil

A Apple está procurando alternativas para driblar o tarifaço de Donald Trump – e o Brasil pode ser parte importante nisso. De acordo com apuração do Exame, a empresa vai ampliar a montagem de iPhones na fábrica da Foxconn, em Jundiaí.

Atualmente, a cadeia produtiva do smartphone está concentrada na China, o que pode encarecer (e muito) os preços. A Índia já surgiu como número 2, mas a companhia parece estar buscando mais formas de escapar das taxas.

apple verde
China tem a taxa mais alta de todas (Imagem: Quality Stock Arts / Shutterstock.com)

Apple vai ampliar produção do iPhone no Brasil

A fábrica da Foxconn, com quem a Apple tem uma parceria de longa data, já monta os modelos base do iPhone 13, 14 e 15. Recentemente, a instalação foi autorizada pela Anatel a fabricar o iPhone 16 (saiba mais aqui).

Só tem um problema: por enquanto, a autorização brasileira só permite a montagem dos modelos base (ou seja, os mais simples). As versões mais avançadas, como Pro e Pro Max, ainda são importados.

Mesmo assim, a aposta no Brasil pode compensar: por aqui, as tarifas de Trump ficaram em 10%, a porcentagem mínima. Já as da China ultrapassam os 100%, o que encareceria muito os produtos. Dessa forma, o mercado brasileiro poderia produzir iPhones para exportação para os EUA.

Pessoa segurando iPhone 16 Pro mostrando a parte traseira dele
iPhones produzidos no Brasil são apenas de modelos base (Imagem: vfhnb12/Shutterstock)

Empresa quer diversificar cadeia de produção

As tarifas de Donald Trump para a China são as mais altas de todas, impondo uma verdadeira guerra comercial entre os dois países. A Apple tem fábrica por lá e, obviamente, está buscando escapar essas taxas.

Uma alternativa é apostar na fabricação em outros países, como Índia, Vietnã e (possivelmente) Brasil.

Leia mais:

Entenda a situação atual:

  • Quase metade dos iPhones comprados pelos Estados Unidos já vem da Índia;
  • A maioria dos Macs, iPads, AirPods e Watches vem do Vietnã;
  • O restante dos produtos da Apple, incluindo boa parte dos iPhones, é produzido na China;
  • A montagem não é a única preocupação: o local de origem dos componentes também importa. Nesse caso, Tim Cook, CEO da empresa, afirmou em conferência de resultados que muitos chips do iPhone já são fabricados nos Estados Unidos.

Ainda, de acordo com o site Financial Times, a Apple espera dobrar a produção anual da Índia, para se desvencilhar ao máximo da China.

O post iPhone brasileiro: Apple vai aumentar produção no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box