Mario Party 4 é o primeiro jogo de GameCube a ser portado nativamente para PC
Um novo projeto de descompilação de Mario Party 4 do Nintendo GameCube para PC alcançou compatibilidade total.
Com possibilidades cada vez maiores, novas ferramentas têm surgido dentro do segmento de emulação e deixando jogadores nostálgicos sonhando. Consoles como N64 e Xbox 360, e agora o GameCube, têm recebido recursos que possibilitam que seus jogos “rodem liso” no PC.
Versão funcional de Mario Party 4 do GameCube para PC
Mario Party 4 é o primeiro jogo de GameCube a ser descompilado e receber o tratamento completo. Anteriormente, através do Metaforce, o Metroid Prime recebeu uma “pseudodescompilação”, que não tinha como objetivo inicial recriar o código-fonte do jogo original fielmente, mas deixá-lo funcional. Atualmente a descompilação ainda está em andamento, em 16%, o que pode levar mais alguns anos de trabalho.

Metroid Prime ainda não está pronto, mas rendeu novas ferramentas de descompilação do GameCube, que inclui uma camada de tradução do console para PC chamada Aurora. O N64 possui uma ferramenta similar chamada N64: Recompiled, habilitada para mods, da Wiseguy. A Aurora ainda não se compara, mas está no caminho.
Mas vamos falar sobre o Mario Party 4, começando pelo vídeo abaixo:
De acordo com a postagem no Android Authority, “o projeto levou apenas um ano e meio para ser concluído, o que é notavelmente rápido. Outros projetos de descompilação levaram anos para serem concluídos, mas alguns fatores favoráveis aceleraram o processo. Por exemplo, o código não foi otimizado, então o código compilado se assemelhava mais ao código-fonte original. Além disso, a equipe teve acesso a símbolos de depuração de outro jogo que usava a mesma engine, chamado Adventure Island.”

Além de Mario Party 4, a equipe está trabalhando em descompilações para quase todos os outros jogos da franquia. A descompilação atual de Mario Party 4 acabou de ser concluída e não possui uma versão funcional, mas uma versão para PC está sendo desenvolvida usando a ferramenta Aurora mencionada anteriormente. Pode levar mais tempo para ser portada para Android.
VIA: Android Authoriy