DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Microsoft Surface: Novos modelos vazam horas antes do evento oficial

Antes do anúncio oficial, os novos modelos do Microsoft Surface Pro e Surface Laptop tiveram informações vazadas, revelando versões mais compactas que ampliam as famílias Surface Pro 11 e Surface Laptop 7.

Segundo o site alemão WinFuture, a Microsoft deve anunciar os novos dispositivos durante o evento Surface marcado para esta terça-feira (6). Apesar de não representarem uma nova geração, os modelos serão uma extensão das linhas lançadas em 2024.

Melhor notebook com tela touch: 8 modelos para comprar em 2025

MODELOS MAIS COMPACTOS

A principal novidade é a adição de modelos menores: o Surface Pro 11 com 12 polegadas e o Surface Laptop 7 com 13 polegadas, se juntando às versões já existentes de 13 e 15 polegadas.

Ambos os dispositivos devem manter o foco em portabilidade, com processadores baseados em ARM — especificamente o Snapdragon X Plus X1P-42-100, desenvolvido pela Qualcomm. O chip conta com 8 núcleos Oryon e uma NPU Hexagon com capacidade de até 45 TOPS para tarefas de inteligência artificial.

Leia mais:

FICHA TÉCNICA DO SURFACE PRO 11 (12”)

O novo Surface Pro mantém a proposta 2-em-1 com teclado destacável (vendido separadamente). Ele deve trazer uma tela PixelSense Flow LCD, com tecnologia IPS, embora a taxa de atualização não tenha sido revelada.

Internamente, virá com 16 GB de RAM LPDDR5x (provavelmente de 8448 MT/s) e opções de armazenamento de 256 GB ou 512 GB via UFS, que não pode ser expandido. A bateria promete até 16 horas de reprodução local de vídeo, embora a autonomia real possa variar.

Roland Quandt & WinFuture

Na conectividade, os slides de divulgação indicam duas portas USB-C, usadas para dados, carregamento e conexão com monitores externos. Não há porta Surface Connect dedicada, nem carregador incluso na caixa.

SURFACE LAPTOP 7 (13”)

Já o Surface Laptop 7 de 13 polegadas chega como versão compacta do modelo de 13.8″. A tela também será PixelSense Flow LCD, mas com taxa de atualização reduzida para 60 Hz (em vez dos 120 Hz das variantes maiores).

Melhores notebooks da Dell: 10 modelos para comprar em 2025

Ele deve compartilhar a mesma base de hardware do novo Surface Pro: Snapdragon X Plus, 16 GB de RAM e armazenamento de 256 GB ou 512 GB UFS. O design segue o estilo tradicional “clamshell” com teclado tipo ilha e trackpad de vidro.

Um diferencial é o leitor de impressões digitais embutido próximo ao teclado, que permite login via Windows Hello.

A seleção de portas inclui duas USB-C 3.2, uma USB-A tradicional e uma entrada para fones de ouvido de 3,5 mm. Assim como o Surface Pro, ele também será vendido sem carregador na caixa, exigindo um adaptador Power Delivery (PD) de ao menos 27W.

POSICIONAMENTO E EXPECTATIVAS

Ambos os modelos são considerados como extensões das linhas já lançadas em junho de 2024, que marcaram a entrada da Microsoft nos chips baseados em ARM para o público geral, com versões alternativas com chips Intel Lunar Lake voltadas ao setor corporativo.

Login do Windows 11 trava com atualização de abril

Com esses novos formatos menores, a Microsoft aposta em maior portabilidade, especialmente para estudantes e profissionais que priorizam mobilidade sem sacrificar desempenho básico.

Ainda não há informações sobre preço ou data de lançamento, mas esses detalhes devem ser revelados oficialmente pela Microsoft no evento de terça-feira (6).

Fonte: WinFuture

Facebook Comments Box