DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Microsoft vai usar IA para acelerar descobertas científicas

O processo científico é rigoroso, minucioso e, muitas vezes, demorado. A Microsoft espera acelerar isso: a empresa anunciou o Discovery, uma plataforma que usa agentes de inteligência artificial para agilizar pesquisas e descobertas científicas.

O anúncio aconteceu durante o Microsoft Build 2025, a conferência anual da big tech voltada para desenvolvedores, que começou nesta segunda-feira (19) e vai até quinta-feira (22). Um dos focos do evento é justamente na área de inteligência artificial.

Discovery foi anunciado durante o Microsoft Build 2025 (Imagem: Microsoft/Divulgação)

Microsoft Discovery vai agilizar processos e descobertas científicas

O Microsoft Discovery é uma plataforma que utilizada agentes de inteligência artificial para “transformar o processo de descoberta [científica]”. Pelo menos, é o que diz o comunicado da empresa.

A ferramenta promete lidar com cargas de trabalho na área da ciência para acelerar processos e pesquisas – consequentemente, acelerando também as descobertas científicas. Esses processos incluem desde a formulação de hipóteses até a simulação e análise de resultados. Segundo a empresa, será um serviço de “ponta a ponta”.

Veja o que diz o comunicado enviado ao site:

A plataforma permite que cientistas e pesquisadores colaborem com uma equipe de agentes de IA especializados para ajudar a impulsionar resultados científicos com velocidade, escala e precisão, utilizando as mais recentes inovações em IA e supercomputação.

Microsoft, em comunicado de imprensa

Tecnologia é aliada de diagnósticos médicos online
A própria Microsoft já tem ferramentas voltadas para profissionais de saúde (Imagem: Nan_Got / Shutterstock)

Microsoft investindo na ciência

Muitos cientistas ainda não utilizam inteligência artificial no processo científico. Um dos motivos é a falta de confiança nas respostas.

Porém, esse tipo de aplicação está aumentando – e as empresas do setor de tecnologia estão aproveitando:

  • O Google já investe em IAs voltadas para as áreas de ciência em saúde. Um dos destaques nesse sentido é o AlphaFold2, da DeepMind (divisão de pesquisa da companhia), um modelo que permite prever a estrutura de proteínas;
  • A própria Microsoft já tem ferramentas voltadas para profissionais de saúde dentro de seus serviços, como o Copilot e o Azure. Um deles é o assistente de voz Dragon Copilot. Conheça outras iniciativas da big tech nessa área aqui;
  • Outras empresas importantes do setor, como a OpenAI e a Anthropic, também acreditam que a tecnologia possa acelerar descobertas científicas – especialmente no campo da medicina.

O post Microsoft vai usar IA para acelerar descobertas científicas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box