DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Modo escuro de apps e sites pode acabar gastando mais bateria do seu dispositivo

O famoso modo escuro em apps e sites é bastante popular, como muitos usuários do Adrenaline podem atestar. Entre a lista de motivos para isso, um bastante recorrente seria o fato da configuração economizar bateria, mas uma nova pesquisa da BBC questiona essa informação.

Segundo a BBC Research & Development, promessas de economia de energia do modo escuro são feitas por fabricantes com base unicamente no funcionamento de seus apps, sites ou navegadores, não levando em conta o comportamento do usuário. É por isso que a equipe resolveu testar por si.

Fonte: BBC

Para fazer o teste, diversas pessoas foram convidadas a navegar por um dos sites do grupo BBC, primeiro no modo claro, depois no modo escuro. Os participantes foram autorizados a mexer no brilho conforme desejassem, para que a tela ficasse confortável aos olhos.

Dessa forma, 80% dos participantes aumentaram consideravelmente o brilho da tela no moo escuro, em alguns casos para níveis em que o notebook passou a gastar mais bateria do que gastaria no modo claro, com menos brilho.

Fonte: Adrenaline

Modo escuro não resolve para quem quer economizar energia

Evidentemente, muitos usuários preferem o modo escuro pelo conforto dos olhos. Há, no entanto, um número crescente de pessoas preocupadas com o consumo geral de energia envolvido em um mundo cada vez mais digital, e o pessoal da BBC afirma que é necessário entender melhor o consumo da bateria em nossos aparelhos para aprender a economizar.

“O que precisamos é entender melhor o que faz exatamente nossos aparelhos consumirem energia quando passamos tempo online”, declarou o grupo de pesquisas. “É nisso que nosso time está trabalhando, para que nós possamos fazer mudanças baseadas em evidências que nos permitem diminuir a pegada digital geral do consumo de energia.”

Notícias relacionadas:

10 ajustes do Windows 11 para fazer a bateria do notebook durar mais

Windows 11 terá um indicador de bateria mais eficiente

Microsoft corrige estimativas erradas de bateria no Surface Pro 9

Na mesma pesquisa, o grupo verificou também os impactos da otimização de sites para serem mais responsivos e da quantidade de dados transferidos no consumo da bateria. Nenhuma correlação significativa foi encontrada.

Fonte: The Register

Facebook Comments Box