DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Nintendo processa fabricante de acessórios Genki por réplica do Switch 2

Registros feitos nos tribunais da Califórnia mostram que a Nintendo decidiu processar a Genki, conhecida por fabricar diversos acessórios. A principal motivação para isso seria o fato de que a empresa usou a CES 2025 para mostrar ao público presente uma réplica do Switch 2, meses antes de o console ser revelado oficialmente.

Segundo a Nintendo, a fabricante de acessórios violou seus direitos autorais, participou de práticas de competição injusta e fez propaganda falsa de seus produtos. Ela também afirma que a companhia se aproveitou da ansiedade pelo console para capitalizar atenção e compartilhar “declarações contraditórias e inconsistentes”.

Em janeiro de 2025, a Genki começou a divulgar que teve acesso não autorizado ao próximo console Switch 2, que ainda não havia sido lançado ou revelado publicamente”, afirma o processo. “As declarações da Ré foram contraditórias e inconsistentes, tendo a Ré posteriormente afirmado que nunca teve um console”.

A Nintendo também afirma que a fabricante de acessórios, mesmo assim, continuou afirmando que seus produtos são compatíveis com o novo console. Para ela, isso só seria possível caso a empresa tivesse acesso a uma unidade do Switch 2 ou a dados técnicos do console, que só podem ter sido obtidos de forma ilegal e não licenciada.

Genki responde ao processo da Nintendo

Em seu processo, a Nintendo pede que a Genki pare de usar o nome “Nintendo Switch” em seus produtos e materiais promocionais. Além disso, ela deve destruir todos os produtos associados ao console, bem como fornecer uma recompensa material para todo o dano que causou ao exercer as práticas ilegais de que é acusada.

Em um comunicado publicado no X, a fabricante de acessórios confirmou a situação e afirmou que a está “levando muito a sério”. “O que podemos dizer é: a Genki sempre foi uma companhia independente focada em construir acessórios inovadores para a comunidade que amamos. Estamos orgulhos do trabalho que fizemos, e defendemos a qualidade e originalidade de nossos produtos”.

Ela também afirmou que continua os preparativos para o lançamento dos produtos que já anunciou, que inclusive vão ser demonstrados na feira PAX East. “Estamos gratos pelo grande suporte que recebemos até agora. Vamos compartilhar mais conforme pudermos, mas, por agora, vamos nos focar em fazer o que fazemos de melhor: construir equipamentos para gamers”.

Fonte: Eurogamer

Facebook Comments Box