Nintendo Switch 2 não vai receber análises antes de seu lançamento
Com estreia programada para o dia 5 de junho, o Nintendo Switch 2 vai chegar às lojas sem que nenhum veículo de imprensa tenha publicado um review dele. Segundo o site The Game Business, a companhia japonesa alertou que só vai conseguir enviar unidades para análise no momento em que o hardware for lançado.
Fontes consultadas pelo veículo afirmam que, em caráter oficial, a Nintendo atribui a restrição a um grande patch de Dia 1 que está sendo preparado para o aparelho. A situação tem gerado preocupações entre redações, especialmente dado o fato de que o lançamento vai acontecer próximo ao início do evento Summer Game Fest.
No entanto, não são somente os produtores de conteúdo que vão ser afetados. Empresas terceiras que desenvolveram títulos de estreia para o Switch 2 estão preocupadas com a falta de cobertura de seus títulos. “A falta de uma validação crítica independente vai tornar isso muito difícil para nós. Talvez seria melhor se tivéssemos esperado algumas semanas”, afirmou uma das fontes consultadas pelo The Game Business.
Nintendo Switch 2 é sucesso de vendas antes do lançamento
A decisão da Nintendo também deve fazer com que aqueles que obtiverem o Switch 2 através de meios não oficiais — e que não respeitam a data de estreia — tenham vantagens na hora de fazer sua cobertura. Desde que o aparelho foi anunciado, ele gerou algumas críticas devido à sua suposta falta de inovação. No entanto, as prévias dele têm sido positivas no geral, bem como suas vendas iniciais.

Em territórios como o Japão, a demanda pelo aparelho superou em muito as expectativas da própria empresa — por lá, mais de 2,2 milhões de pessoas se inscreveram para ter a chance de conseguir uma unidade no lançamento. A companhia afirma que espera vender 15 milhões de unidades até o fim do ano fiscal, superando a marca de seu console lançado em 2017.
Segundo o analista Piers Harding-Rolls, da Ampere Analysis, a Nintendo parece estar sendo bastante cuidadosa com o lançamento. Para ele, o preço de US$ 450 é suficiente para não desestimular quem já é fã da companhia, mas ele acredita que somente 13 milhões de unidades do Switch 2 vão ser vendidas até março de 2026.
Fonte: The Game Business