Nintendo Switch ganha Game Share e Cartuchos Virtuais; veja as novidades
Faltando pouco mais de um mês para a estreia oficial do Nintendo Switch 2, a companhia japonesa já está se preparando para sua estreia. Na última terça-feira (29), ela lançou o update 20.0.0 para o sistema de seu console lançado em 2017, que marca a estreia de recursos como o Game Share e sua solução de Cartuchos Virtuais.
Os Cartuchos Virtuais vão permitir que jogos digitais, DLCs e alguns softwares sejam compartilhados entre diferentes contas e sistemas. Eles vão poder ser emprestados para membros de um mesmo grupo familiar do Nintendo Switch Online, sendo devolvidos automaticamente após duas semanas.

A má notícia é que o novo sistema muda um pouco como funcionava o compartilhamento de conteúdos de contas associadas ao mesmo console. A opção de Console Primário foi descontinuada e substituída por um sistema de “Permissões de Passes”. Embora funcione de forma semelhante, ele impede que dois consoles tenham acesso simultâneo a um software adquirido por uma única pessoa.
Principais novidades do update 20.0.0
- Introdução do sistema de Cartuchos Virtuais;
- Estreia do GameShare com o Switch 2;
- Sistema de Permissões de Passes substitui a opção de Console Primário;
- Introduz recursos para transferir dados e saves para o Switch 2;
- Mudanças nos ícones da eShop e do serviço de notícias;
- Nova configuração de licenças online.
Nintendo Switch ainda não pode usar o sistema GameShare
Apesar de ter sido adicionado ao Switch em seu update 20.0.0, o sistema GameShare não vai poder ser usado até o dia 5 de junho. Isso porque a empresa decidiu que ele só vai poder ser iniciado a partir do Switch 2, que vai servir como a central de compartilhamento de experiências para a plataforma mais antiga.

O update também adiciona recursos de transferência de dados e saves para o novo console, bem como novos ícones para o eShop e para as notícias de sistema. Em suas notas da atualização, a Nintendo também esclarece que Cartuchos Virtuais vão poder ter seu uso restrito — o que poderá ser feito exigindo combinações numéricas ou um login de usuário.
Para completar, o Nintendo Switch também ganhou uma nova configuração de licenças online. Quando ele é ligado, será possível acessar games de sua biblioteca digital e DLCs mesmo quando não há uma conexão digital disponível — ou quando o Cartão Virtual correspondente não está carregando na memória.
Fonte: Nintendo