DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Noctua confirma sua entrada no mercado de liquid coolers AIO

Conhecida por seus coolers a ar de alto desempenho, a Noctua aproveitou a Computex 2025 para anunciar sua entrada no segmento de liquid coolers all-in-one (AIO). O primeiro modelo mostrado por ela em Taipei une as ventoinhas generosas com visual retro pelas quais a empresa é conhecida com uma bomba Asetek G8.

Segundo a Noctua, sua entrada no segmento vai ser feita através de uma parceria com outras fabricantes. Seu foco não vai ser em criar uma bomba própria, mas sim em entregar ao formato otimizações de resfriamento e soluções de design que resultem em produtos eficientes e que operem de maneira silenciosa.

No entanto, isso não quer dizer que a empresa não vai fazer algumas customizações nas bombas de seus produtos. O modelo exibido por ela na Computex 2025 foi modificado com um isolamento acústico de três camadas e com um amortecedor que tem como objetivo reduzir as vibrações da unidade.

Noctua promete modelo AIO de alto desempenho

A Noctua também revelou que seu modelo AIO deve funcionar com os ventiladores NF-14×25 G2 de 140 mm ou com os novos NF-A12x25 G2 de 120 mm. Eles são ajustados para operar em velocidades ligeiramente diferentes entre si, evitando assim que ruídos sejam causados como resultado de sua ressonância.

Noctua confirma sua entrada no mercado de liquid coolers AIO
Foto: Reprodução/Computer Base

Segundo o Computer Base, a empresa divulgou que vai lançar radiadores de 420 mm (3 x 140 mm), 360 mm (3 x 120 mm) e 240 mm (2 x 120 mm) e vai usar o suporte SecuFirm2+, que já acompanha seus produtos a ar mais recentes. Além disso, ela vai oferecer uma ventoinha adicional de 80 mm para permitir que seu AIO seja usado para resfriar fontes de alimentação.

A Noctua ainda não divulgou o nome oficial dos novos modelos, tampouco quanto eles vão custar. Essas são questões que a companhia deve definir nos próximos meses, já que sua entrada no segmento só deve ser oficializada nos primeiros meses de 2026. Ela também explica que seus designs podem sofrer modificações, já que a maneira como CPUs atuais trabalham fazem com que suas áreas aqueçam de maneira pouco uniforme.

Fonte: VideoCardz, Computer Base

Facebook Comments Box