NVIDIA foca em jogos brasileiros e mostra Reflex 2 na gamescom 2025
Depois de pular a gamescom do ano passado, primeira edição LATAM do evento, a NVIDIA conquistou um espaço cobiçado na edição deste ano. O estande da empresa é um dos primeiros que os jogadores veem ao entrar no espaço, com vitrines repletas de placas da série RTX 50 – que chamam a atenção pelo design e pelo tamanho.
Mas outro destaque que os visitantes vão perceber passando por ali é a presença de jogos brasileiros nos PCs luminosos montados pela companhia para o evento. Um dos mais cotados é o A.I.L.A, que tivemos a chance de experimentar ontem.

Alexandre Ziebert, gerente de marketing técnico da NVIDIA para a América Latina, explicou que a empresa decidiu promover jogos brasileiros para mostrar a atenção da empresa ao país, mas que essa não foi uma decisão isolada. A determinação de participar da gamescom latam 2025 veio da matriz, assim como a empresa faz nas edições do evento em sua terra natal, na Europa.
NVIDIA estuda oferecer soluções para o público brasileiro
Com o mercado de hardware praticando preços cada vez mais inacessíveis ao brasileiro médio, fica complicado falar do foco em nosso país sem perguntar possíveis soluções ao nosso público.
Na parte de GPUs dedicadas, a empresa parece satisfeita com o sucesso conquistado pela RTX 4060, enquanto se prepara para trazer a RTX 5060 em breve às lojas. A posição da empresa é que essa placa deve atender o público médio que busca GPUs dedicadas por aqui – a partir do momento que seu preço se normalizar.

Ziebert ressalta que é no segmento de notebooks onde mais tem se debatido a criação de um produto realmente atrativo para o brasileiro que se considera gamer. Segundo ele, a empresa ativamente busca com seus parceiros oferecer um produto que seja competitivo em termos de desempenho, mas que consiga se manter abaixo da barreira dos R$ 4.000.
O representante da NVIDIA também reconhece que o selo G-Sync em monitores tem se tornado sinônimo de um valor mais elevado. Essa é outra área onde a empresa tem trabalhado, com a intenção de oferecer um monitor abaixo dos R$ 1.000 ainda dotado do certificado. Ele enfatiza que esses objetivos são discutidos com os valores em reais mesmo, não uma conversão do dólar.
Reflex 2 visita o Brasil na gamescom
Enquanto a NVIDIA está focada em games brasileiros na gamescom latam 2025, a empresa tinha um PC para a imprensa com The Finals instalado. Isso para poder mostrar o Reflex 2, ainda não disponível ao público.
A nova versão da tecnologia antilatência da dona das GeForce foi anunciada na CES 2025, e estava presente no evento para a imprensa conferir em mãos.
Para quem não joga competitivamente, como eu, o NVIDIA app estava na tela oferecendo as informações a latência. O Reflex 1 de fato diminui a latência para o game em cerca de 50%, conforme a NVIDIA promete em suas divulgações. The Finals já estava rodando bem na RTX 5060 Ti de 16GB, mas ligar a tecnologia diminui sua latência de 23 a 25ms para 11 a 13ms. O Reflex 2 então derrubou a latência para 8 a 10ms.

São números até melhores do que o divulgado em gráficos iniciais do Reflex 2 (acima), testado em uma RTX 5070. Vale ressaltar que a tecnologia mostra ganhos proporcionalmente melhores em situações que o hardware está “sofrendo” mais para rodar o jogo.
Para um casual foi difícil notar grande diferença entre o Reflex 1 e o 2, mas jogar sem o recurso e saltar direto para o Reflex 2 deixa bem perceptível a melhoria.
Notícias relacionadas:
- NVIDIA apresenta Reflex 2 com tecnologia Frame Warp, reduzindo a latência em até 75%
- Nintendo estará na gamescom latam 2025, mas sem exibir Switch 2
- PRÉVIA | A.I.L.A mostra ambição da Pulsatrix na gamescom 2025
O Reflex 2, porém, traz um novo recurso que pode diferenciá-lo muito de seu antecessor: a possibilidade de melhorar a latência quando o gargalo é na CPU. A primeira versão corrige o problema apenas quando o atraso acontece na GPU, enquanto sua nova geração tem a versatilidade de atuar onde for necessário, usando IA como sempre.

Ainda não temos data concreta para o lançamento do Reflex 2, mas a NVIDIA quer entregar a novidade ainda em maio. Ele chega primeiro nas RTX 50, mas depois vai ser liberado para todas as RTX.