O fenômeno no Sol que ‘matou’ satélites da SpaceX
A SpaceX lançou 49 satélites da Starlink na órbita terrestre em 3 de fevereiro de 2022. Poucos dias depois, a maioria deles caiu, parecendo uma chuva brilhando nos céus da Caribe. Na época, a empresa atribuiu a ‘morte’ dos equipamentos à uma tempestade geomagnética no Sol.
No entanto, o motivo real para a queda dos satélites pode ter sido outra – que também tem a ver com o Sol.
O que aconteceu com os satélites da SpaceX?
Poucos dias após o lançamento dos satélites, moradores da região do Caribe registraram uma ‘chuva brilhante’ nos céus. Ela foi justamente a reentrada dos equipamentos na atmosfera terrestre. Veja um registro do dia 7 de fevereiro de 2022, em Porto Rico:
A hipótese inicial era de uma tempestade geomagnética na mesma época. Quando um fenômeno desse acontece, muita energia é lançada na atmosfera, provocando um aquecimento e expansão da região. O resultado é um aumento de densidade nas camadas superiores da atmosfera, o suficiente para afetar o arrasto dos satélites (mas não o suficiente para nos afetar na Terra).
Isso teria provocado a perda de altitude das máquinas – até que, em velocidade mais baixas, elas reentrem na atmosfera terrestre e comecem a queimar.
Alguns estudos afirmaram que a ‘morte’ foi causada por efeitos de uma tempestade magnética maior e outras menores subsequentes.

Equipe apresentou outra hipótese
De acordo com o site SpaceWeather.com, uma equipe diferente sugeriu outra hipótese: a queda dos satélites da SpaceX não foi causada por uma tempestade, mas por outro evento magnético ainda mais complexo.
Entenda:
- O Sol tem ciclos solares, que acontecem a cada 11 anos e invertem entre momentos de mais e menos atividade. O mais recente é o ciclo solar 25;
- A estrela principal do nosso Sistema Solar tem outro ciclo, dessa vez de atividade magnética, chamado ciclo de Hale. Ele acontece a cada 22 anos, o equivalente a dois ciclos solares, e causam a inversão na polaridade do campo magnético do astro;
- Na ocasião, acontecem duas inversões de polaridade, com o campo magnético invertendo e depois retornando a polaridade original;
- Esse ciclo afeta a atividade do Sol e tem consequências na Terra, inclusive na atmosfera.
Para a equipe, foi isso que causou a ‘morte’ dos satélites.
Leia mais:
- O que são os ciclos solares e como afetam a Terra?
- Elon Musk acaba de ganhar uma cidade para chamar de sua
- Microlua e chuva de meteoros: o céu em maio no Calendário Astronômico
O evento em questão teria acontecido em dezembro de 2021, pouco tempo antes do lançamento dos equipamentos.
O post O fenômeno no Sol que ‘matou’ satélites da SpaceX apareceu primeiro em Olhar Digital.