DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

O que é tanatose? Entenda por que alguns animais se fingem de mortos na natureza

Quando ameaçados, muitos animais não fogem nem atacam. Em vez disso, simplesmente… fingem de mortos. Essa resposta extrema, conhecida como tanatose ou imobilidade tônica, é um comportamento de defesa presente em diversas espécies e pode ser vital para a sobrevivência. É um estado comportamental caracterizado por imobilidade completa e temporária, em que o animal parece morto, de forma bem convincente. 

Para se ter uma noção, essa postura pode durar segundos ou até horas, e costuma ocorrer após contato físico com o predador. O termo vem do grego “thanatos“, que significa “morte”.

Segundo um artigo publicado na National Library of Medicine, tanatose é “a adoção não aprendida de uma postura imóvel por uma presa, desencadeada por contato físico ou proximidade muito próxima com responsividade reduzida a estímulos externos”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Por que os animais fingem de morto?

A tanatose é ativada como último recurso quando estratégias como fuga e camuflagem já falharam. O comportamento confunde predadores, que frequentemente reagem ao movimento da presa para concluir o ataque. Sem movimento, muitos predadores perdem o interesse ou acreditam que a presa está morta e imprópria para o consumo (exceto para os necrófagos, como urubus, que comem carniça).

Alguns animais reforçam esse disfarce com defesas químicas. O gambá-americano, por exemplo, se contorce, baba, urina e libera um odor forte. A cobra-nariz-de-porco também adota posturas exageradas, com boca aberta e língua para fora.

Cobra da espécie Natrix helvetica fingindo de morta (Imagem: Bernard DUPONT/Wikimedia Commons)

Como aponta um artigo da revista Current Biology, “os movimentos da presa comumente desencadeiam comportamentos de matar por parte dos predadores; a tanatose remove esses estímulos e, ao fazê-lo, pode prevenir danos adicionais a curto prazo”. Vale lembrar que a tanatose ocorre em répteis, artrópodes, aves, mamíferos e até em peixes.

Leia também:

VÍDEO | VIDA APÓS A MORTE COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box