DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

O que é TV 3.0, que já está em testes no Brasil?

A Globo inaugurou a primeira estação privada de TV 3.0 do Brasil na terça-feira (29). A nova tecnologia, chamada por aqui de Digital Television+ (DTV+), promete mudar a forma como assistimos à TV aberta.

A estação está instalada no Pico do Sumaré, no Rio de Janeiro. E sua cobertura alcança a Zona Sul da cidade e a região da Barra da Tijuca.

Por enquanto, a transmissão é apenas experimental e o acesso está restrito a profissionais do setor. A previsão é que a tecnologia esteja disponível para o público a partir de 2026.

DTV+ é a próxima geração da televisão digital, segundo especialistas

A DTV+ promete diversas mudanças na TV aberta. Segundo especialistas, ela representa a próxima geração da televisão digital, com mais qualidade, interatividade e opções para o público.

Ex-Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o presidente da EBC, Jean Lima, durante evento de apresentação da TV 3.0
TV 3.0 promete oferecer mais qualidade, interatividade e opções para o público (Imagem: Fabio Rodrigues- Pozzebom/Agência Brasil)

Entre essas mudanças, estão: imagens muito boas (4K HDR e até 8K), som com qualidade de cinema e recursos interativos. O telespectador poderá, por exemplo, votar em enquetes, responder quizes e até comprar produtos diretamente pelo controle remoto.

Outro destaque é a personalização dos conteúdos e da publicidade. Assim como acontece nas redes sociais, os anúncios na TV aberta poderão ser adaptados à localização e aos interesses de cada usuário.

Os canais também vão mudar de cara. Eles serão parecidos com aplicativos, oferecendo navegação semelhante ao já oferecido por plataformas de streaming em smart TVs.

Casal sentado em sofá assistindo TV numa sala
Anúncios na DTV+ poderão ser adaptados à localização e aos interesses de cada usuário (Imagem: SeventyFour/Shutterstock)

Outro ponto importante: a TV 3.0 vai ser gratuita (afinal, ainda será TV aberta). E não será preciso ter internet para usar boa parte dos recursos novos. Mas ao conectar a TV à internet, a experiência fica mais personalizada, claro.

A princípio, será necessário um conversor para usar a DTV+, assim como aconteceu na transição da TV analógica para a digital. E ainda não há um valor definido para esses dispositivos, pois os modelos disponíveis ainda são apenas protótipos, informou o Ministério das Comunicações ao G1.

A expectativa é que, com o tempo, novos modelos de smart TV já venham com suporte à DTV+ de fábrica. Saiba mais sobre a TV 3.0 neste programa da Rádio Câmara, publicado no site da Câmara dos Deputados em 15 de abril.

Leia mais:

YouTube vai ficar diferente na sua TV em 2025

O YouTube anunciou diversas novidades futuras para suas plataformas nesta quarta-feira (23) para celebrar seus 20 anos de existência. Entre elas, estão a reformulação na interface do seu aplicativo para TVs e a chegada de recursos com personalização e inteligência artificial (IA).

O lançamento da interface repaginada do YouTube TV está previsto “sair no meio do ano”, diz comunicado publicado pela empresa. O objetivo é facilitar a navegação, ajustar a reprodução e a qualidade, além de melhorar o acesso a comentários, informações de canais e opções de inscrição.

Captura de tela do novo player do YouTube na TV; player toca o vídeo "lofi hip hop mix beats to relax/study to"
Novo player do YouTube na TV lembra o player do aplicativo para celulares (Imagem: YouTube)
  • Os controles serão agrupados em três áreas abaixo da barra de busca;
  • Botões de canal, descrição e inscrição ficarão à esquerda;
  • Botões de último, play/pause e próximo ficarão centralizados numa nova área;
  • Demais controles estarão à direita;
  • O nome do vídeo e outros detalhes aparecerão no canto superior esquerdo, similar ao player em tela cheia em dispositivos móveis.

Saiba mais sobre as mudanças no aplicativo do YouTube para TVs nesta matéria do Olhar Digital.

O post O que é TV 3.0, que já está em testes no Brasil? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box