OFICIAL: Nintendo confirma especificações completas do Switch 2 com CPU customizada, GPU Ampere e 12 GB de RAM
Com lançamento confirmado para o dia 5 de junho de 2025, a Nintendo finalmente divulgou os detalhes técnicos finais do Switch 2, revelando oficialmente o processador personalizado desenvolvido em parceria com a NVIDIA, batizado de T239. A empresa também especificou como os recursos do sistema estão distribuídos entre tarefas do sistema operacional e o que estará disponível para jogos, encerrando meses de especulações baseadas em vazamentos e benchmarks parciais.
O SoC T239 utiliza oito núcleos Arm Cortex-A78C, executando instruções de 64 bits (ARMv8) com extensões para criptografia, mas sem suporte a código de 32 bits.
Cada núcleo possui 64 KB de cache L1 para instruções e 64 KB para dados. O cache L2 é de 256 KB por núcleo, e todos compartilham 4 MB de cache L3.

Do total de núcleos, seis estão disponíveis para desenvolvedores e dois são reservados para o sistema operacional.
As frequências variam conforme o modo de uso: 998 MHz no modo docked e 1.101 MHz no modo portátil, com possibilidade de atingir 1.700 MHz em situações específicas, como operações de carregamento intensas, algo semelhante ao comportamento do primeiro Switch.
GPU Ampere com 1.536 núcleos CUDA e até 3,07 TFLOPs
Na parte gráfica, o Switch 2 emprega uma GPU baseada na arquitetura Ampere, com 1.536 núcleos CUDA, superando os 256 núcleos da GPU Maxwell presente no modelo anterior.
A frequência de operação é de 561 MHz no modo portátil e 1.007 MHz no modo docked, com limite teórico de 1.400 MHz.

Essas especificações resultam em 1,71 TFLOPs de desempenho gráfico portátil e até 3,07 TFLOPs quando conectado ao dock. Assim como no processador, parte dos recursos gráficos é reservada ao sistema, o que significa que o total disponível para jogos é levemente reduzido.
Além disso, o hardware é compatível com DLSS e ray tracing, com capacidade de até 10 gigarays por segundo no modo portátil e 20 gigarays por segundo no modo docked. No entanto, até o momento, não foram apresentados jogos com efeitos de ray tracing ativados pelo que sabemos, embora isso talvez mude com a chegada de Star Wars Outlaws.
Memória LPDDR5X e sistema de alocação
O Switch 2 marca um salto considerável em relação ao seu antecessor ao adotar 12 GB de memória LPDDR5X, divididos em dois módulos de 6 GB. A largura de banda atinge 102 GB/s em modo docked e 68 GB/s no modo portátil.

Desses 12 GB, 3 GB estão reservados para o sistema, deixando 9 GB livres para jogos e aplicações, um avanço significativo frente aos 3,2 GB disponíveis para jogos no Switch original.
Armazenamento e descompressão dedicada de arquivos
O novo console virá com 256 GB de armazenamento interno UFS, expansível via cartões MicroSD Express de até 2 TB. Além da maior capacidade e velocidade, o Switch 2 conta com uma File Decompression Engine (FDE), um motor dedicado para descompressão de arquivos compactados no formato LZ4.
Essa solução permite que o processador principal fique livre para outras tarefas enquanto o FDE trata da extração de dados, otimizando os tempos de carregamento sem gerar aquecimento excessivo.
Essa tecnologia deve beneficiar especialmente jogos com mundos abertos ou alta densidade de ativos, que tradicionalmente exigem carregamento frequente de dados comprimidos.
Tela de 7,9 polegadas com HDR e VRR
O console portátil contará com uma tela LCD de 7,9 polegadas, resolução 1080p, HDR10 e taxa de atualização variável (VRR) de até 120 Hz.
O painel é multitouch de dez pontos, como no modelo anterior. No entanto, o suporte a VRR está limitado à tela interna, não há compatibilidade com VRR via HDMI, o que pode estar relacionado a limitações no conversor DisplayPort para HDMI utilizado no dock. Mas isso já sabíamos a partir de outras informações anteriores.
Comparativo direto com o hardware do Nintendo Switch original
Recurso | Switch 2 | Switch 1 |
---|---|---|
CPU | 8x Cortex-A78C (6 para jogos) | 4x Cortex-A57 (3 para jogos) |
Clock da CPU | 998 MHz (dock) / 1.101 MHz (portátil) | 1.020 MHz (fixo) |
GPU | 1.536 CUDA (Ampere) | 256 CUDA (Maxwell) |
TFLOPs | 3,07 (dock) / 1,71 (portátil) | 0,39 (dock) / 0,20 (portátil) (estimado) |
Memória | 12 GB LPDDR5X (9 GB para jogos) | 4 GB LPDDR4 (3,2 GB para jogos) |
Armazenamento | 256 GB UFS + MicroSD Express até 2 TB | 32 GB eMMC + MicroSD |
Tela | 7,9″, 1080p, HDR10, VRR 120 Hz, multitouch | 6,2″, 720p, sem HDR ou VRR |
Em geral, essas informações confirmadas não estão muito diferentes das que surgiram a partir dos diversos rumores dos últimos meses, inclusive com criadores de conteúdo tenho acesso aos componentes internos do console.
O que mais interessa daqui para frente e saber como os desenvolvedores vão aproveitar esse hardware e que tipo de escolhas de otimização vão fazer para rodar jogos mais pesados no Nintendo Switch 2.
Via: Eurogamer. Fonte: Nintendo.