Prévia do Unreal Engine 5.6 promete de “mundos abertos vastos a 60Hz consistentes”
A Epic Games liberou a prévia do Unreal Engine 5.6 para desenvolvedores. Eles já podem acessar a nova versão por meio do Epic Games Launcher, GitHub ou sistemas baseados em Linux. Além disso, a empresa afirma que o novo pacote promete avanços importantes em desempenho e otimização. O foco está em mundos abertos de alta fidelidade rodando de forma consistente a 60Hz.
De acordo com a desenvolvedora, o Unreal Engine 5.6 traz perfis de dispositivos baseados nas configurações otimizadas de Fortnite. Com isso, os criadores poderão alcançar 60 quadros por segundo em todas as plataformas compatíveis. A Epic também melhorou o carregamento dinâmico de conteúdo durante os jogos. Isso deve reduzir travamentos e quedas de desempenho, comuns em títulos que utilizam a engine.
Leia também: Fã recria DOOM 3 na Unreal Engine 5.5 com iluminação dinâmica e melhorias impressionantes
Outro destaque é a otimização do Lumen com ray tracing por hardware. Dessa forma, a nova versão entrega um ganho considerável de performance em plataformas da geração atual.
Segundo a Epic, o Unreal Engine 5.6 libera recursos importantes do processador. Isso aproxima o desempenho do orçamento de quadros das versões com ray tracing por software. O ganho pode beneficiar títulos exigentes, como remasterizações e jogos de mundo aberto.
Unreal Engine 5.6 recebe maior atualização de animações
A prévia inclui novidades como paralelização da API Renderer Hardware Interface (RHI), melhorias nas sombras virtuais e GPU Profiler 2.0. Também houve aumento de desempenho no sistema procedural PCG. Além disso, outro ponto importante é a inclusão do MetaHuman Creator diretamente no editor. A Epic considera essa expansão a maior já lançada para a engine.

Leia também: Primeiros detalhes da Unreal Engine 6 são revelados pelo CEO da Epic Games
A Unreal Fest Orlando, que ocorre em 3 de junho, trará mais detalhes durante a apresentação State of Unreal. Enquanto isso, os desenvolvedores já podem testar a versão 5.6. No entanto, a Epic recomenda cautela. Isso porque como ainda se trata de uma prévia instável, a empresa orienta os desenvolvedores a copiarem projetos anteriores. Assim, evitam riscos ao migrar diretamente.
A Epic reconhece que essas melhorias não resolvem limitações fundamentais da engine. Um exemplo é a dependência de processos single-threaded. Por fim, a empresa promete mudar esse cenário com o Unreal Engine 6. No entanto, essa versão ainda está a dois ou três anos da primeira prévia pública.
Fonte: Epic Games