Project Thundermage da Sparkle coloca saídas Thunderbolt 5 em uma GPU Battlemage
A Sparkle, uma das principais parceiras da Intel no segmento de placas de vídeo dedicadas, mostrou na Computex um protótipo de GPU que a empresa chama de Project Thundermage. O nome é uma união de Thunderbolt com Battlemage, e a placa faz exatamente isso, colocando saídas Thunderbolt 5 em uma Intel Arc Battlemage.
A interface Thunderbolt 5 pela conexão USB-C não aparece muito em conexões de vídeo, mas também não é completamente ignorada. Não é raro ver o formato em docks para GPUs externas e displays portáteis, por exemplo. A Sparkle decidiu que poderia facilitar esse tipo de uso com sua nova ideia.
“Construída com o controlador Intel Barlow Ridge, a Project Thundermage entrega transferência de dados em velocidade alucinante de até 80GB/s”, explica a Sparkle no mostruário da placa. “O suficiente para imagem em 8K@60 enquanto entrega simultaneamente 9V/3A (27W) de energia para ligar sua tela.”
É justamente na menção da energia que a interface se destaca. Uma placa nos moldes da Project Thundermage poderia ser ótima para um display portátil, dispensando a necessidade de ligar a tela na tomada e usando apenas o cabo USB-C para imagem e energia.
Thundermage pode virar realidade?
Não é incomum a demonstração de protótipos e conceitos de produtos na Computex. Muitos deles não se tornam realidade ou demoram ainda anos para aparecer em produtos finalizados. Assim, fica difícil de imaginar se a Sparkle iria para frente com o Project Thundermage.
Notícias relacionadas:
- Sparkle confirma (e depois nega) Intel Battlemage com 24GB de memória
- Sparkle lança GPU Arc A310 low profile com apenas 50W de TDP
- Thunderbolt 5: ASUS mostra dock 13 em 1 com suporte até para monitor 8k
Caso aconteça, seria interessante ver esse tipo de solução em GPUs menores do que foi mostrado a princípio. Um foco maior em portabilidade poderia aproveitar mais o potencial de fornecer energia junto com a imagem por um mesmo cabo.
A interface Thunderbolt 5 começou a ser usada comercialmente no ano passado, mas ainda não vemos uma grande variedade de produtos com a tecnologia. Esse tipo de solução pode ajudar a popularizar o seu uso.
Via: VideoCardz