PS5 Pro pode receber PSSR 2 com foco em 4K a 120 FPS e suporte a 8K a 60 FPS [RUMOR]
Segundo informações divulgadas pelo canal Moore’s Law is Dead, a Sony estaria desenvolvendo uma nova versão da sua tecnologia de upscaling com inteligência artificial, o seu PSSR 2. A novidade viria para ampliar as capacidades da PlayStation 5 Pro, com foco em melhor desempenho, menor exigência de resolução base e suporte a novos modos gráficos, incluindo 4K a 120 quadros por segundo e 8K a 60 FPS.
A versão atual da tecnologia, PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), exige uma resolução interna mínima de 864p para realizar o upscaling, o que limita sua flexibilidade em jogos que priorizam taxas de quadros elevadas.
De acordo com o criador de conteúdo, a nova iteração do PSSR está sendo treinada com uma rede neural mais leve, o que reduziria o impacto no tempo de renderização por quadro e permitiria trabalhar com resoluções ainda mais baixas, mantendo, ou até superando, a qualidade da imagem atual.
Novos alvos: 1080p e 1440p a 120 FPS
Uma das limitações do PSSR original é a ausência de suporte direto para resoluções como 1080p e 1440p com 120 FPS estáveis, algo que, segundo o rumor, a Sony pretende resolver com o novo PSSR.
A expectativa é que o PSSR 2 permita jogos com desempenho mais alto mesmo partindo de resoluções menores, semelhante ao que o DLSS Ultra Performance da NVIDIA já oferece.

Além disso, a Sony estaria considerando ampliar o uso do sistema para além do upscaling tradicional. Isso incluiria o desenvolvimento de uma variante interna chamada MFSR, que funcionaria como substituto ao TAA (Temporal Anti-Aliasing) nos jogos que não utilizam PSSR.
A proposta é oferecer melhor nitidez e menos artefatos visuais em títulos que rodem diretamente na resolução nativa, sem escalonamento.
Redução de latência e impacto nos quadros
Segundo o Moore’s Law is Dead, há uma preocupação dentro da Sony em relação ao impacto que o PSSR atual tem sobre o desempenho geral dos jogos. Em testes práticos, o recurso chegou a limitar os quadros máximos em determinados jogos.
Com o PSSR 2, a empresa estaria tentando reduzir a latência e o overhead, abrindo espaço para que títulos rodem de forma mais fluida em altas taxas, sem perda perceptível de qualidade gráfica.

A meta declarada seria entregar modos de performance estáveis em 4K120, 1440p120, 1080p120 e até 8K60, com maior previsibilidade e consistência, especialmente em jogos otimizados para a PlayStation 5 Pro.
Ainda não se sabe se o nome comercial será mesmo “PSSR 2”, mas a fonte sugere que a tecnologia está sendo considerada uma evolução considerável, possivelmente comparável ao salto de qualidade visto do FSR 2.0 para o FSR 3.1 da AMD.
Compatibilidade futura e transição para a PS6
Apesar de ainda não ter sido confirmada oficialmente pela Sony, a possível implementação do PSSR 2 reforça a ideia de que a empresa está preparando o terreno para a transição à próxima geração de consoles.
A tecnologia também pode servir como ponte para o PlayStation 6, especialmente se a Sony adotar uma arquitetura semelhante com suporte nativo a IA e upscaling aprimorado.
Segundo a mesma fonte, desenvolvedores já estariam testando variantes do PSSR para aplicações em realidade virtual com o PSVR2, embora a adoção nesse setor ainda seja incerta.
Por enquanto, a Sony não comentou oficialmente os rumores. Mas caso confirmada, a atualização para o PSSR 2 poderá ser um dos recursos centrais do ecossistema da PS5 Pro e também uma ferramenta importante de transição tecnológica para o PS6.
Fonte: Moore’s Law is Dead.