Qual é o melhor remédio para emagrecer, Wegovy ou Mounjaro? Cientistas respondem
O Mounjaro (tirzepatida), da farmacêutica Eli Lilly, é melhor do que o Wegovy (semaglutida), da Novo Nordisk, para emagrecer. É o que apontou o primeiro teste científico comparativo dos dois medicamentos para emagrecer.
A pesquisa envolveu 750 pessoas com peso médio de 113 quilos. Os resultados saíram no periódico New England Journal of Medicine. E foram apresentados no Congresso Europeu sobre Obesidade, na Espanha. Vale mencionar: a Eli Lilly (fabricante do Mounjaro) financiou o estudo.
Mounjaro é mais eficaz para perda de peso do que Wegovy, diz pesquisa
Após 72 semanas de tratamento, pessoas que tomavam Mounjaro perderam 20% do peso que tinham quando o estudo começou. Já os que tomavam Wegovy perderam 14%, segundo os resultados do estudo.

Além disso, a pesquisa apontou o seguinte:
- 32% das pessoas perderam um quarto do seu peso corporal com Mounjaro; com o Wegovy, essa taxa foi de 16%;
- Quem tomou Mounjaro reduziu em média 18 cm de cintura; quem tomou Wegovy, 13 cm;
- Quem tomou Mounjaro apresentou melhores níveis de pressão arterial, açúcar no sangue e colesterol;
- Os dois grupos tiveram níveis semelhantes de efeitos colaterais;
- Mulheres perderam mais peso que homens.
A maioria das pessoas com obesidade se sairá bem com a semaglutida (Wegovy). Aqueles com níveis mais altos de obesidade podem, em última análise, se sair melhor com a tirzepatida (Mounjaro).
Louis Aronne, médico que conduziu o estudo no Centro de Controle de Peso da Weill Cornell Medicine, em Nova York (via BBC Brasil)
Como ‘canetas para emagrecer’ funcionam
Mounjaro, Wegovy e Ozempic “enganam” o cérebro ao dar sensação de saciedade. Assim, quem toma esses remédios come menos e queima mais gordura armazenada no corpo. No entanto, o Mounjaro funciona um pouco diferente do Wegovy e Ozempic.

Wegovy e Ozempic têm o mesmo princípio ativo, a semaglutida. Eles imitam um hormônio liberado pelo corpo após as refeições. Para quê? Para ativar um sinalizador químico de saciedade no cérebro.
O que muda entre eles é a dosagem e finalidade de uso. É assim:
- Ozempic: injeção de 1 miligrama, prescrito contra o diabetes tipo 2;
- Wegovy: injeção de 2,4 mg, prescrito contra a obesidade.
Já o Mounjaro ativa duas substâncias que atuam no sistema nervoso. Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.
Leia mais:
- Farmacêutica do Mounjaro aposta em “pílula do emagrecimento”
- Ozempic: como funciona o remédio à base de semaglutida, segundo especialista
- Pílula do exercício e Ozempic: quais são as diferenças?
Ozempic, Wegovy e Mounjaro no Brasil
Os três remédios para emagrecer citados nesta matéria estão disponíveis para comprar no Brasil. O Mounjaro, inclusive, chegou recentemente às farmácias brasileiras (confira nesta matéria do Olhar Digital qual é o mais barato).

No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mudou as regras em abril para prescrição dessas “canetas emagrecedoras”. Agora, as receitas médicas precisarão ser retidas nas farmácias.
Por mais que esses medicamentos estejam no mercado brasileiro, não estão disponíveis na rede pública. Mas se discute oferecê-los no Sistema Único de Saúde (SUS).
O post Qual é o melhor remédio para emagrecer, Wegovy ou Mounjaro? Cientistas respondem apareceu primeiro em Olhar Digital.