Quanto tempo durou o Egito Antigo?
Você já deve ter ouvido a frase “o nascimento de Cleópatra está mais perto dos dias atuais do que da construção das pirâmides do Egito”. E sim, isso é verdade. Estima-se que as únicas maravilhas do mundo antigo ainda em pé tenham sido erguidas por volta de 2700 a.C. Já a última líder da antiga era egípcia nasceu em 69 a.C. Isso significa que todo esse império durou muito tempo, mas quanto exatamente?
Quando o Egito Antigo começou?
Já falamos aqui sobre Narmer, considerado pelas lendas como o primeiro imperador egípcio, que teria vivido por volta de 3100 a.C. Essa é a data que costuma ser considerada como o começo do Egito Antigo. Claro, já existiam populações na região antes disso e até mesmo o Egito já existia, mas o período histórico descrito começou a partir de um marco.
Esse marco é a unificação do Egito, feita justamente por Narmer (também conhecido como Menés), que uniu o Alto e o Baixo Egito, dando início à histórica dinastia e à era faraônica.
Leia mais
- Gravuras de faraós egípcios são encontradas em cidade submersa
- Rosto de famoso faraó do Egito Antigo é recriado usando crânio de doador
- Crocodilos mumificados revelam segredos do Egito Antigo
Antes de 3100 a.C., o Egito era composto por dois reinos separados: o Alto Egito, localizado no sul, e o Baixo Egito, no norte. Com a unificação, Narmer estabeleceu a capital em Mênfis e iniciou o período faraônico.
Depois disso, séculos se passaram, e vimos a construção das pirâmides, por volta de 2700 a.C., até o governo do famoso faraó Tutancâmon, entre 1332 e 1323 a.C. Mas quando o Egito Antigo chegou ao fim?

Quando o Egito Antigo acabou?
O poderoso império egípcio terminou quando foi conquistado por outro (e ainda mais poderoso) império, que estava apenas começando sua jornada: o Império Romano.

A última governante foi justamente Cleópatra, que, após sua derrota para Augusto (herdeiro de Júlio César) na Batalha de Ácio, levou à anexação do Egito por Roma em 30 a.C., marcando o fim definitivo do Egito como um reino independente. Dessa forma, o Egito Antigo durou cerca de 3 mil anos.
O post Quanto tempo durou o Egito Antigo? apareceu primeiro em Olhar Digital.