DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Review Monitor AOC 24G4/P | Ideal para o jogador competitivo

A experiência PC gamer só é completa quando também investimos em periféricos, já que não é possível jogar sem teclado, mouse, controle e monitor. Sim, o hardware é o foco, é a primeira escolha, mas logo depois disso é preciso decidir quais serão os complementos que ajudarão na imersão na hora da jogatina, como o monitor.

Existem inúmeras opções. Tantas que, às vezes, é até difícil de escolher. Tem monitor para todo gosto, necessidade e bolso. Tenho usado o AOC 24G4/P, um monitor de 24 polegadas, Full HD e 180 Hz, há um tempo e já posso adiantar que é uma opção a se considerar caso você seja o gamer competitivo que precisa de altas taxas de FPS.

É um modelo relativamente barato, chegando a custar até menos de R$ 800 em promoções nesses primeiros meses de lançamento, e, com suas tecnologias embarcadas, é um forte rival a modelos concorrentes já no mercado.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Prós

  • Boa qualidade de imagem
  • Regulagens diferentes
  • Diversos recursos disponíveis
  • Preço competitivo

Contras

  • Cores muito lavadas sem HDR
  • Base exige espaço na mesa

Design

Esse monitor da AOC não oferece nada mirabolante em termos de design, já que estamos falando de um produto que excede um pouco os requisitos de entrada, mas não chega a ser exatamente um modelo intermediário. Sua tela é plana e todo o acabamento, como a moldura da tela e a base, é em plástico preto fosco.

Mesmo sendo um modelo mais acessível, ele oferece diferentes tipos de ajustes. É possível usá-lo na horizontal, algo excelente para quem tem um setup com mais de um monitor para trabalhar, além de ajustar a altura (na horizontal) e ângulo, sendo possível deixá-lo na posição ideal para você.

Os ajustes que o AOC 24G4/P proporciona tornam ainda melhor a usabilidade (Foto: Raphael Giannotti/Canaltech) 

O monitor gamer AOC 24G4/P tem uma base um tanto grande no formato hexagonal, que pode ser um problema caso tenha pouco espaço na mesa. Se esse não for o seu caso, a base é grande o suficiente para colocar seu controle ou até mesmo caixas de som menores. Na barra onde é encaixada a tela, existe um vão para a passagem dos cabos de energia e vídeo, algo bem vindo para a organização da mesa.

Ele não é um modelo com tela fina, já que sua fonte é interna, e nem leve. Na verdade é até pesado: 4 kg com a base. Mas essas características não devem ser um problema, uma vez instalado na mesa. Caso precise, por algum motivo, movê-lo com certa frequência, isso seria um problema.

Como qualquer monitor, ele também conta com os botões de configurações da tela, relativamente fáceis de serem acionados. O ponto negativo é a impossibilidade de enxergar as marcações dos menus, principalmente se estiver de frente para uma janela.

Tela

O modelo que recebi da AOC é de 24 polegadas, mas existe um outro com as mesmas especificações principais, mas com tela de 27 polegadas. O modelo menor é ideal para uma mesa mais apertada e, sinceramente, como ficamos cerca de 60 cm da tela, não é um tamanho ruim. Além disso, quanto maior a tela, mais fácil vermos os pixels, sendo necessário aumentar o PPI. No modelo de 24″, são 93 PPI, e 82 PPI no de 27″.

A tela desse monitor tem antirreflexo que funciona bem. Eu uso o monitor de frente para uma janela, algo que realmente põe a prova essa tecnologia, e só me sinto atrapalhado pelo reflexo em telas escuras. Suas bordas laterais e superior na moldura são bem finas, mas exista uma borda de quase 1 cm na própria tela, algo que não chega a incomodar e é até padrão em outras marcas.

Com painel IPS permite ter bom ângulo de visão, principalmente com muitas cores (Foto: Raphael Giannotti/Canaltech)

O display é IPS, garantindo boa reprodução de cores e preto profundo. Essa tecnologia também ajuda na hora que olhamos para a tela por algum ângulo diferente, embora exista um limite. As fabricantes costumam garantir 178° sem distorção, algo que funciona mesmo quando existem muitas cores na tela. Com preto e cinza é possível ver alguma perda, embora essa é uma questão que não preocupa, já que sempre estamos de frente para o monitor.

Qualidade de imagem

Com isso em mente, esse monitor da AOC entrega uma boa qualidade de imagem, seja trabalhando navegando na internet, reproduzindo vídeos ou usando o Windows. O mesmo acontece em jogos: as cores são vivas e o equilíbrio com o preto é bom. O que, geralmente, um painel IPS entrega. Ao que tudo indica, não existem otimizações específicas da fabricante nesse sentido.

Esse monitor tem suporte a HDR10 e ele vem com diferentes perfis: cinema, game, imagem e DisplayHDR. É um pouco difícil notar diferença entre eles, mas estive usando o modo game todo o tempo e gostei. Ao desativar o HDR, você percebe que o recurso realmente faz diferença, já que as cores “naturalmente” são bem lavadas. Mas, no fundo, não existe motivo para não usar o HDR.

Especificações técnicas

O foco da AOC com essa linha de monitores é jogos competitivos. A resolução é a padrão 1920×1080 com taxa de atualização de imagem de 180 Hz, claramente uma configuração voltada para jogos com velocidade e precisão, como shooters multiplayer e Rocket League, o game que mais tive benefício em meus testes. Essa configuração está disponível tanto no HDMI quanto no DisplayPort.

Esse modelo não só tem alta taxa de atualização de imagem, como também oferece tempo de resposta de 0,5 ms MPRT, valor muito baixo e ideal, novamente, para jogos competitivos. Existe ainda uma tecnologia de redução de input lag embarcada. Para os usuários de GPUs NVIDIA GeForce, esse monitor tem compatibilidade com G-Sync, algo ideal para reduzir os cortes na tela (screen tearing). Porém donos de AMD Radeon (e Intel Arc) ficam de fora.

Pode parecer pequeno, mas 24 polegadas é um bom tamanho de tela (Foto: Raphael Giannotti/Canaltech)

Especificações completas do monitor AOC 24G4/P

  • Tela: 23,8″, IPS, 180 Hz
  • Resolução: 1920×1080 (16:9)
  • Brilho: 300 cd/m²
  • Contraste dinâmico: 80.000.000:1
  • Ângulo de visão: H:178° V:178°
  • Tempo de resposta: 0,5 ms MPRT
  • Alto-falantes: Não
  • Conectores: 1x HDMI 2.0 (HDCP 2.2), 1x DisplayPort 1.4 (HDCP 2.2), 1x Saída de Áudio
  • Densidade de pixel: 93 PPI
  • HDR: suporte a HDR10
  • Dimensões do monitor com base (L x A x P): 540 x (380,6 ~ 493,6) x 207,6 mm
  • Peso com base: 4,41 kg
  • Fonte: Interna – 100~240V – 50/60 Hz
  • Consumo: Ligado: 23W (típico), 37W(Max)/ Stand BY: 0,3W; Desligado 0,3W (típico)

 

Conectividade

Como mencionado antes, o monitor conta com um HDMI 2.0 e um DisplayPort 1.4, ambos entregam 1080p a 180 Hz, além de uma saída de áudio para fone, bom para quem perdeu as conexões do gabinete e placa-mãe, por algum motivo. Ainda junto com essas conexões, existe a de energia e isso é tudo o que esse monitor tem nesse aspecto.

“O monitor gamer AOC 24G4/P tem uma combinação de recursos muito interessante para seu preço, se tornando uma ótima escolha.”

— Raphael Giannotti

Usabilidade

A minha experiência com esse monitor da AOC tem sido muito boa. Em todos os jogos diferentes que testei, que vão desde competitivos, FPS, ação e aventura AAA, indies, sempre tive ótima entrega de cores, imagem muito fluída e responsiva em jogos em que pude explorar 180 FPS.

No modo HDR, não é possível ajustar o brilho, mas nos perfis padrões, já é aceitável, não agride a vista, principalmente porque o monitor conta com alguns recursos que ajudam nesse sentido. Em alguns momentos em que queria controlar esse aspecto da tela, fiz pelo driver da placa de vídeo. Não é um problema para mim, mas pode ser para quem não está habituado.

O menu de configurações da tela (OSD) é bem intuitivo, já vem no nosso português. Navegar pelos botões, no entanto, é desafiador no início, porque é difícil ver o que cada um faz, já que as marcações são bem apagadas. Uma vez decorado, isso não é mais problema. 

O AOC 24G4/P até se disfarça bem em um escritório (Foto: Raphael Giannotti/Canaltech)

Mas tenho boas notícias sobre isso: a AOC dispõe de um software para fazer esse controle, eliminando totalmente a necessidade de navegar no OSD pelos botões do monitor, algo muito bem-vindo. É até possível configurar teclas de atalho para alterar as configurações.

Esse app controla também outros periféricos da AOC. No caso de monitores, é possível escolher os perfis HDR, ou caso ele esteja desativado, dá para ativar o DCR (contraste dinâmico), configurar o modo Lowblue Light e modo de jogo. Ou seja, com HDR ativado, não é possível fazer esses outros ajustes. Mas, vai por mim, o HDR melhora muito a experiência.

Recursos adicionais

Externamente falando, esse monitor não tem alto-falantes ou iluminação RGB, mas internamente, ele oferece outros recursos que melhoram a experiência de forma geral, ajudam a evitar o cansaço dos olhos em tempos prolongados de uso:  

  • Modo mira
  • Lowblue Light para redução da fadiga ocular
  • Flicker-free para redução na oscilação da imagem
  • Shadow Control para melhorar a relação de contraste em telas escuras

Devo dizer que todos esses artifícios realmente ajudam a melhorar a experiência. Meu uso diário, às vezes, passa de 10 horas, já que trabalho e jogo no PC, e em nenhum dos vários dias testando esse monitor, me senti cansado ou com os olhos ardendo, por exemplo.

Concorrentes

Essa configuração do monitor da AOC pode ser facilmente encontrada em outros modelos. E como sempre fazemos em nossas reviews, vamos indicar outros equivalentes e que valem a pena dar uma conferida também.

O primeiro deles é o LG Ultragear de 24 polegadas, resolução 1080p, 180 Hz, tempo de resposta de 1 ms GTG, suporte a HDR10. Além do G-Sync, ele oferece ainda o AMD FreeSync. Esse monitor também conta com painel IPS com antirreflexo, mas oferece os mesmos ajustes do modelo da AOC. Ele tem saído por cerca de R$ 900.

Compre o monitor LG Ultragear de 24″ no KaBuM!

Minha segunda recomendação é o ASUS TUF de 24 polegadas, 180 HZ, 1 ms GTG, 1080p, suporte a VRR e várias tecnologias que melhoram o uso, assim como o monitor da AOC. Por outro lado, não existe suporte a HDR, G-Sync e FreeSync. O painel também é IPS antirreflexo. Esse modelo tem saído por pouco mais de R$ 900.

Compre o monitor ASUS TUF de 24″ no KaBuM!

Os 180 Hz desse monitor são muito bem-vindos em jogos competitivos (Foto: Raphael Giannotti/Canaltech)

“Se você é um usuário de GPU AMD Radeon, ficará de fora do recurso de sincronização de imagem, já que esse monitor só tem compatibilidade com NVIDIA G-Sync”

— Raphael Giannotti

Vale a pena comprar o monitor AOC 24G4/P?

Sendo bem sincero, sim, vale a pena para o seu público específico. O AOC 24G4/P não é um monitor de alta resolução, ou com painel OLED, suporte também ao AMD FreeSync, mas em seu segmento ele está sendo a melhor opção atualmente no Brasil, principalmente por ser mais barato em relação aos concorrentes.

Compre o monitor AOC 24G4/P no Magalu

Esses dois monitores que indiquei acima são da mesma categoria, oferecem tecnologias similares, mas faltam os ajustes que esse modelo da AOC oferece, além de algumas tecnologias pontuais — mesmo sendo mais caros.  

O monitor da AOC é definitivamente voltado para jogos competitivos, que precisam de imagem veloz, baixo tempo de resposta, entre outras tecnologias que melhoram esse aspecto. Caso você seja um PC gamer que foque em qualidade de imagem e jogos AAA, recomendo soluções com resolução, pelo menos, de 1440p, ou 4K caso tenha hardware suficiente, porque são melhores para esse perfil. 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box