Roda de carruagem da Idade do Ferro é desenterrada na Escócia
Uma escavação realizada em um sítio arqueológico localizado na Escócia revelou um grande e misterioso artefato de metal. Os pesquisadores, num primeiro momento, pensaram que tratava-se de uma ferramenta antiga utilizada na agricultura.
Análises posteriores, no entanto, apontaram que o objeto era um raro aro de roda de carruagem datado da Idade do Ferro. Os arqueólogos acreditam que este é o primeiro exemplar já descoberto na região onde hoje fica o território escocês.
Artefato foi enterrado junto a uma pessoa
O artefato foi localizado enterrado em uma cova junto com restos humanos cremados, fragmentos de cerâmica e ossos de animais. De acordo com os arqueólogos, o aro teria ficado em volta de uma roda de madeira.
Ele é feito de ferro forjado, o que significa que provavelmente foi construído por um ferreiro altamente qualificado. Além disso, eram caros, o que sugere que a pessoa enterrada no local era possivelmente um chefe tribal da época.

No mesmo local, os pesquisadores encontraram uma urna de cremação da Idade do Bronze, ferramentas de sílex e pelo menos 25 edifícios de madeira neolíticos, bem como evidências de sistemas de campos medievais, recintos de animais e fornos de secagem de grãos. As informações são da revista Smithsonian.
Leia mais
- Tesouro misterioso da Idade do Ferro é encontrado no Reino Unido
- “Ritual da cabeça pregada”: entenda a prática da Idade do Ferro
- Tesouros pré-históricos revelam costumes de povos na Hungria
A Idade do Ferro
- Este período se estende entre 1200 a.C. e 550 a.C.
- Ele recebeu este nome em razão desenvolvimento desta liga metálica para a fabricação de ferramentas, armas e outros utensílios.
- O metal era mais durável e abundante do que o bronze, o que aumentou a proteção de pequenos povodos.
- Em função da maior segurança, alguns destes aglomerados populacionais se transformaram em verdadeiras grandes cidades, com uma organização em bairros.
- Outro reflexo foi a progressiva hierarquização das comunidades, o que conduziu à integração dos respetivos povoados em unidades territoriais, de caráter regional e eventualmente étnico.
- Foi também neste período que os romanos viriam a designar estas comunidades como povos.
O post Roda de carruagem da Idade do Ferro é desenterrada na Escócia apareceu primeiro em Olhar Digital.