DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Samsung inicia produção de chips HBM3E de 12 camadas para a NVIDIA [RUMOR]

A Samsung teria iniciado a produção em massa de chips HBM3E de 12 camadas para a NVIDIA. Não seria somente o início da produção, mas a expansão, e ela teria começado no início deste ano. A linha de produção da empresa estava operando em baixa velocidade e, agora, teria sido convertida em uma linha de produção de alto volume.

As informações são da ZDNet Korea, segundo a qual a Samsung está confiante de que obterá a aprovação da NVIDIA para seus novos chips HBM3E de 12 camadas. Por isso, a empresa sul-coreana iniciou a produção em massa de chips de memória de ponta que esperam que serão usados nos aceleradores de IA da NVIDIA.

Os produtos de IA são utilizados por várias empresas, com a Microsoft tendo adquirido quase 500.000 GPUs NVIDIA Hopper para IA em 2024. E, enquanto a NVIDIA estiver vendendo bem, é bom negócio para a Samsung fornecer para a NVIDIA.

No início deste ano, a Apple se preparava para investir U$ 1 bilhão em servidores de IA da NVIDIA. O time verde vai trabalhar com TSMC, Foxconn e outras com o objetivo de expandir sua atuação nos EUA até 2029.

Notícias Relacionadas:

Início da Produção em Massa

Créditos: Samsung.

A produção em massa dos chips HBM3E de 12 camadas teria começado em fevereiro. Eles são baseados na DRAM 1a (classe de 10 nm de quinta geração) da empresa. Esses chips oferecem melhor desempenho do que os HBM3E anteriores que a Samsung ofereceu, mas que falharam nos testes da NVIDIA no segundo semestre do ano passado.

Como resultado, a empresa teve grandes prejuízos e a expectativa é que a falha na aprovação não ocorra desta vez.

Segundo as informações disponíveis, a Samsung consegue fabricar de 120.000 a 130.000 unidades de chips HBM3E por mês. Em geral, todo o processo de produção leva cerca de 6 meses. Se a Samsung receber a aprovação da NVIDIA em junho ou julho deste ano, seria difícil para a empresa iniciar a produção em massa.

Assim, a Samsung começou a produção em massa já confiante que a NVIDIA irá aprovar o produto, pois seria tarde demais começar a produção massiva após a aprovação.

Relação Samsung e NVIDIA

Créditos: Reprodução.

A Samsung está competindo contra a Micron pelo fornecimento dos chips HBM3E, e teria perdido para a concorrente no fornecimento dos chips para o Google. Além disso, a NVIDIA superou a Samsung pela primeira vez na história em semicondutores. Isso, na prática, coloca a empresa numa posição vulnerável.

Ao mesmo tempo, a NVIDIA tem recebido grande destaque com seus chips de IA, com seu CEO afirmando que os chips da empresa avançando mais rápido que a Lei de Moore. E grandes empresas têm adquirido de seus produtos, ainda que estejam tentando criar soluções alternativas e competitivas.

Até o final deste ano, a empresa pode migrar para chips HBM4 para seu novo acelerador de IA, chamado Rubin. O que é mais um motivo para a Samsung ter iniciado a produção em massa de chips HBM3E de 12 camadas, pois ela espera ter estoque suficiente quando receber a aprovação da NVIDIA.

A Samsung também planeja dobrar a produção de chips HBM, passando de 4 bilhões dos Gb (gigabits) produzidos no ano passado para 8 bilhões de Gb (gigabits) este ano. Porém, a produção foi de apenas 600 a 800 milhões de Gb no primeiro trimestre deste ano. Agora, a empresa precisa aumentar o ritmo de produção para atingir a meta.

Fonte: ZDNet Korea e Sammobile.

Facebook Comments Box