Sistema de recompensas PlayStation Stars vai ser encerrado em 2026
Iniciado em 2022 pela Sony Interactive Entertainment, o sistema de recompensas PlayStation Stars vai ser encerrado por ela em 2026. Em um comunicado publicado no PlayStation Blog, a empresa afirmou que tomou a decisão porque “decidiu mudar o foco de seus esforços” na maneira como lida com o relacionamento com o público.
O programa permite que donos do PlayStation 4 ou PlayStation 5 ganhem recompensas variadas ao comprar produtos ou acessar títulos específicos do catálogo. Elas incluíam desde colecionáveis digitais até a possibilidade de obter códigos de desconto para a aquisição de novos conteúdos.
Com o anúncio do fim do PlayStation Stars, a Sony já tomou algumas ações:
- O programa deixou imediatamente de aceitar novos inscritos;
- Quem decidir deixar o PlayStation Stars a partir de agora não vai poder voltar a ele e vai perder todos os pontos já conquistados;
- As campanhas ativas vão se encerrar no dia 23 de julho — depois dessa data, não será mais possível subir o nível da conta ou conquistar novos colecionáveis digitais;
- O programa vai ser encerrado no dia 2 de novembro de 2026. Até lá, será possível continuar obtendo pontos e trocá-los por recompensas.
PlayStation Stars pode voltar de maneira reformulada
A Sony também esclareceu que, mesmo depois de o plano de recompensas ser totalmente encerrado, ainda será possível ter acesso aos itens digitais já desbloqueadas. A empresa já havia feito grandes mudanças em outubro de 2024, quando diminuiu prazos de resgate e restringiu alguns dos bônus oferecidos ao público.

O PlayStation Stars chegou ao Brasil em outubro de 2022, trabalhando com um sistema de níveis que incentivava uma interação frequente com suas missões. O sistema, que não exigia o uso de qualquer assinatura da PS Plus, foi lançado junto a uma versão aprimorada do PlayStation App, que precisa ser usado para gerenciar seu funcionamento.
No comunicado sobre o fim do plano de recompensas, a empresa japonesa deu a entender que ele pode retornar em um formato diferente no futuro. No entanto, até o momento ela não revelou nenhum plano concreto nesse sentido — o que também pode significar que ela não planeja mais trabalhar com sistemas de fidelização semelhantes.
Fonte: PlayStation Blog