Starbreeze tira Payday 3 das mãos da PLAION para tentar salvar o game
A Starbreeze anunciou na última terça-feira (6) que comprou os direitos de Payday 3, até então pertencentes à publicadora PLAION. A desenvolvedora acredita que isso vai permitir que ela acelere o desenvolvimento de novos conteúdos e, com isso, consiga redimir o game que tem problemas desde o momento de sua estreia.
A desenvolvedora também revelou que está emitindo pouco mais de 2 milhões de libras em novas ações como forma de financiar o movimento. Ela revelou que tomou a decisão de forma pacífica com a publicadora, e que o valor levantado vai ser suficiente para acabar com quaisquer pendências jurídicas.
Em um comunicado, a Starbreeze afirmou que a aquisição dos direitos de Payday 3 vai permitir “acelerar significativamente o mapa de desenvolvimento de conteúdo e perseguir oportunidades estratégicas para a franquia como um todo”. A mudança ainda não se refletiu nas lojas digitais, nas quais o jogo segue publicado pela Deep Silver (um braço da PLAION).
Payday 3 tem uma tarefa difícil pela frente
Apesar de a desenvolvedora continuar acreditando no futuro de Payday 3, o título tem uma missão bastante difícil pela frente. Lançado em setembro de 2023, ele enfrentou vários problemas de instabilidade de servidores, bugs no matchmaking e requisitos online restritivos que o tornaram pouco popular desde sua estreia.

Embora a Starbreeze tenha corrigido vários desses problemas, após atrasar durante meses o primeiro patch do game, isso não foi suficiente para conquistar o público afetado pela primeira impressão negativa. Segundo dados do SteamDB, o jogo registrou um pico de somente 679 jogadores na última semana — muito longe dos quase 78 mil do momento de sua estreia.
O que deve ajudar o estúdio a ter esperanças de reconquistar a audiência perdida é o fato de que a série ainda é considerada interessante e popular. Prova disso é que Payday 2, um título lançado em 2013, ainda consegue picos de mais de 20 mil jogadores simultâneos — e muitos deles podem estar dispostos a dar uma chance para a sequência no momento em que ela estiver realmente boa.
Fonte: Eurogamer