Switch 2 pode ter desempenho da GeForce GTX 1050 Ti, segundo análise do chip
A corrida para descobrir o hardware real do Nintendo Switch 2 já começou mesmo antes de seu lançamento. Depois de uma foto pouco detalhada do SoC recentemente, agora o canal Geekerwan conseguiu um exemplar de engenharia de toda a placa, confirmando que se trata mesmo do chip NVIDIA T239, que tem desempenho teórico igual ao da GeForce GTX 1050 Ti.
- Switch 2 x PS5 x Xbox Series: comparação técnica entre os consoles
- Nintendo Switch 2 x Switch: o que muda no novo videogame em termos técnicos?
O SoC mede 207 mm² e teve o desenvolvimento finalizado em 2021. Ou seja, o novo console da Nintendo será equipado com um hardware de certa forma ultrapassado, assim como foi com o primeiro Switch. Porém, sabemos que esse tipo de coisa não é um problema para a Big N, e é até uma prática comum.
O chip customizado para o Switch 2 usa uma mistura das litografias de 10 nm e 8 nm da Samsung. Segundo a análise, é parecido com o processo de fabricação 8N que foi aplicado nas RTX 30, mas com diferenças pontuais.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Configuração do hardware do Switch 2
Esse SoC conta com 8 núcleos Arm Cortex-A78C, cada um com 256 KB de cache L2, além de 4 MB de cache L3 compartilhado. A GPU integrada é baseada na arquitetura NVIDIA Ampere, a mesma presente nas RTX 30. O chip GA10B tem 1.536 núcleos CUDA, menos que uma GeForce RTX 2050.
O restante da placa do Switch 2 conta com 256 GB de armazenamento SK hynix, com módulos de Wi-Fi e Bluetooth da MediaTek. Em relação à memória RAM, são dois módulos de 6 GB (12 GB) LPDDR5X-8533 também da SK hynix. Porém, essas memórias podem funcionar com clocks entre 4.266 e 6.400 MT/s nos modos portátil e no dock.
O youtuber ainda tentou simular o desempenho do hardware do Nintendo Switch 2 com uma RTX 2050 de notebook. É impossível chegar na performance exata, mas a conclusão do canal Geekerwan foi de que, no dock, o console pode chegar ao nível da GTX 1050 Ti; já no modo portátil, é algo similar a uma GTX 750 Ti.
Essas são GPUs de entrada de anos atrás, incapazes de desempenhar bem no PC, sendo inferiores às APUs da AMD atualmente. Porém por ser um chip baseado em Ampere, ele será capaz de processar ray tracing e acelerar IA com o DLSS, por exemplo. Então o real potencial do console só será conhecido depois de seu lançamento.
Veja mais do CTUP:
-
6 erros decepcionantes do Nintendo Switch 2
- Nintendo Switch 2 x Steam Deck: qual é o melhor portátil?
- Nintendo Switch 2: 10 grandes novidades do novo console
Leia a matéria no Canaltech.