DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Switch: Nintendo derruba ferramenta de olho em pirataria

O Nintendo Switch 1 foi bastante alvo de hackers que o desbloquearam pouco tempo após o seu lançamento. Já com o seu sucessor quase chegando, a Nintendo ainda luta para derrubar ferramentas que contribuíram para a pirataria.

Nintendo tenta derrubar ferramenta no GitHub

A Nintendo entrou com um pedido ao GitHub para derrubar a ferramenta LibHac. Na acusação, a empresa alega que que a LibHac traz meios para derrubar alguns de seus recursos de segurança permitindo que jogos, como Luigi’s Mansion 3, Zelda BotW e outros, sejam executados em consoles não autorizados.

Pedido de DMCA da Nintendo para remover LibHac

Imagem: reprodução

No documento que está presente no GitHub, alguns detalhes técnicos extras são esclarecidos, sendo que eles envolvem chaves criptográficas. De forma geral, a acusação é bem similar ao que a empresa alegou quando derrubou o Yuzu, que usava chaves do console para descriptografar os jogos.

Além do repositório principal, no pedido do DMCA, a Nintendo também pediu para que os forks, versões diferentes da mesma ferramenta, também fossem retirados do ar. No meio destes forks, inclusive, um dos sucessores do Ryujinx, emulador do Switch, teve que remover a parte da LibHac de seu repositório.

No momento da publicação desta matéria, a Libhac, seus forks e parte deles em outros repositórios já não se encontram disponíveis no GitHub.

O que é a LibHac?

A ferramenta LibHac que interage diretamente com arquivos de jogos do Switch e poder alterar alguns de seus dados, como a chave de leitura. Não somente isso, a ferramenta também era capaz de verificar sua integridade dos jogos, extrair o seu NCA, RomFS e realizar outras atividades.

E aí, leitor. Acredita que a Nintendo vai atrás de outras ferramentas para impedir a pirataria no Switch? Acha que isso pode ter alguma relação com o Switch 2? Participe ao deixar seu comentário!

Fonte: Senhor Linguiça

Facebook Comments Box