The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered não vai ter suporte oficial a mods
Lançado oficialmente na última terça-feira (22), The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered quebra uma tradição recente da Bethesda. A companhia confirmou que o jogo desenvolvido em parceria com a Virtuos não vai ter qualquer suporte oficial a mods, sejam eles vendidos por um sistema interno ou distribuídos gratuitamente.
Essa é uma postura bastante diferente daquela que a desenvolvedora vem adotando há pelo menos uma década. Jogos como Skyrim, Fallout 4 e, mais recentemente, Starfield, receberam Kits de Criação oficiais que têm como objetivo facilitar que os jogadores criem novos itens, linhas narrativas e mudanças para seus sistemas.
A notícia deve ser especialmente desapontadora para quem planeja jogar The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered no PlayStation 5 e Xbox Series X|S. Enquanto mods devem continuar sendo feitos pela comunidade do PC, era o suporte oficial oferecido aos jogos anteriores que permitia que essas mudanças também chegassem aos consoles.
The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered já tem mods disponíveis
Apesar da decisão da Bethesda, ela não vai proibir que a comunidade crie por conta própria modificações para a versão atualizada do RPG. E isso é algo que já está acontecendo de forma bastante ativa, conforme prova a página dedicada ao game na plataforma NexusMods — que começou a ser alimentada com opções horas após a estreia do título.

Nela já é possível encontrar várias configurações personalizadas do ReShade para The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered, bem como mods que alteram suas interfaces e desbloqueiam todas as suas conquistas. Também há pacotes que prometem melhorar os visuais de personagens, bem como opções que eliminam restrições ao uso de feitiços.
Apesar de a surpresa do lançamento do jogo ter sido estragada por vazamentos e rumores, isso não o impediu de ter uma estreia bem-sucedida. No Steam, por exemplo, ele chegou a um pico de 182.298 jogadores simultâneos. Isso apesar do fato de ele já estar disponível no GamePass e de ser uma “maquiagem” para um título bastante antigo, cujos sistemas básicos permaneceram quase inalterados.
Fonte: Eurogamer