The Last of Us: como termina o jogo e o que isso indica para a série
Ao longo dos últimos domingos, o público tem acompanhado a adaptação televisiva de uma das histórias de maior sucesso dos games. The Last of Us, que conquistou uma legião de fãs, narra a jornada de um homem e uma jovem que precisam cruzar os Estados Unidos para que ela seja entregue em segurança a um grupo chamado Vagalumes por ser uma esperança no meio do mundo deteriorado pelo vírus do Cordyceps.
- Sacríficio de Ellie mudaria tudo em The Last of Us, diz Naughty Dog
- The Last of Us: saiba como Abby/Joel também foi polêmico em 2020
Para muitos que nem conhecem o game, é o primeiro contato com a trama, que ganhou muitos fãs pelos mesmos desdobramentos do universo pós-apocalíptico. E, claro, quem curtiu a trama fica curioso para saber como o jogo termina. Qual é o desfecho da história original de The Last of Us?
Contamos para você, mas lembre-se que este texto contém spoilers. Leia por sua conta e risco.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Como que The Last of Us termina nos games?
Essa é uma questão recorrente entre os fãs, especialmente aqueles que conheceram a franquia pela série, quando o assunto é o desfecho da trama. Muitos querem saber se Ellie de fato consegue vingar a morte de Joel, já que sua busca por Abby é motivada principalmente por esse objetivo.

Ellie finalmente encontra Abby em Santa Bárbara, onde esta havia sido capturada por um grupo conhecido como Rattlers. Na ocasião, Abby está bem desnutrida e pede a ajuda de Ellie para ser libertada. Ellie concorda em ajudá-la, mas deixa uma condição: que as duas lutem até a morte.
Inicialmente, Abby rejeita a proposta. No entanto, muda de ideia quando Ellie ameaça Lev, um garoto a quem Abby protege sem medir esforços. Sem ver outra alternativa, aceita, e as duas iniciam um confronto brutal.
Durante a luta, Ellie tem a oportunidade de afogar Abby. Contudo, uma súbita lembrança de Joel tocando violão a faz hesitar e mudar de ideia, no último instante. Percebendo que Joel não aprovaria sua vingança dessa forma, Ellie solta Abby e ordena que ela parta com Lev. Abby foge de barco com o garoto, enquanto Ellie permanece na praia, abalada e se recuperando dos ferimentos e da situação.
Após esses eventos, Ellie decide retornar à fazenda onde vivia com Dina e o bebê JJ. Ao chegar, porém, encontra o local abandonado: Dina partiu com o filho. Dina nunca apoiou a obsessão vingativa de Ellie, especialmente após o período de relativa paz que viveram juntas na fazenda com o pequeno JJ.
Na casa vazia, Ellie encontra o violão que Joel lhe havia presenteado. Entretanto, devido a perda de dois dedos na luta contra Abby, ela não consegue mais tocar o instrumento, que é um dos principais elos simbólicos com Joel. Então, Ellie deixa o violão para trás e se afasta. A cena se encerra com a imagem do violão abandonado, marcando o melancólico desfecho da história.
O que esse final pode indicar para a série?
Uma das principais expectativas dos fãs de The Last of Us para a série é a fidelidade aos jogos. Afinal, a primeira temporada foi amplamente elogiada pelo público familiarizado com o material original justamente por essa atenção aos detalhes. Portanto, é bastante provável que a HBO mantenha essa abordagem e apresente uma batalha final entre Ellie e Abby de forma visceral e impactante, seguindo os eventos do jogo.

Além disso, com o envolvimento direto de Neil Druckmann, criador de The Last of Us, na produção, os fãs podem antecipar uma adaptação igualmente emocionante. As cenas finais do jogo são conhecidas por trazerem uma profunda reflexão sobre as consequências das ações das personagens e o ciclo da vingança. Caso a HBO escolha seguir fielmente esse caminho, esse desfecho poderá representar o clímax desta complexa trama na série, mesmo que resulte em um final ambíguo e aberto a interpretações, como no game e que deixou muito fã incomodado com tal decisão.
No entanto, tudo indica que os fãs precisarão esperar um pouco mais para ver essa conclusão nas telas. Isso porque, embora o episódio final da segunda temporada de The Last of Us esteja previsto para 25 de maio, o ritmo da narrativa adaptada até o momento indica que a trama ainda está bem longe de alcançar os eventos finais do segundo jogo.
Muitos jogadores especulam que a segunda temporada terminará com o confronto inicial entre Ellie e Abby no teatro, deixando o restante da história para ser adaptado na terceira temporada. Então, mesmo que todo mundo esteja bem animado para entender se Ellie se vingará de fato de Abby, não será agora que o público verá esse final.
Leia a matéria no Canaltech.