Vênus | Círculos no solo sugerem que superfície ainda tem atividade geológica
É possível que a superfície de Vênus esteja ativa e passando por mudanças geológicas. É o que indicam as chamadas coroas, estruturas circulares gigantes identificadas na superfície do “planeta infernal” do Sistema Solar.
- Por que Vênus é o segundo objeto mais brilhante do céu noturno?
- Vênus tem superfície “mole” que faz núcleo do planeta perder calor
Estas coroas são estruturas ovais que medem desde algumas dezenas até centenas de quilômetros. Elas parecem se formar quando plumas quentes vindas do interior do planeta empurram as camadas da litosfera.

As coroas estão dispersas pela superfície de Vênus, e são de interesse científico porque revelam o que ocorre no interior do planeta. Assim, para investigar os processos por trás da formação delas, eles criaram um modelo computacional tridimensional que simula o fluxo dos materiais quentes no interior de Vênus.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Depois, testaram diferentes cenários de formação e compararam os resultados com dados de topografia e gravidade coletados pela missão Magellan, da NASA, que mapeou o planeta na década de 1990. Com os dados, eles encontraram as plumas de material quente e menos denso subindo das profundezas do planeta.
Das 75 coroas estudadas, 52 tinham sinais de alguma força subterrânea em andamento, o que indica que a atividade tectônica pode ocorrer de forma mais dispersa em Vênus do que se pensava — mais especificamente, a equipe suspeita que processos do tipo podem estar alterando a superfície venusiana ao redor das coroas.
Também é possível que partes mais frias e densas da superfície estejam mergulhando em direção ao manto, causando a atividade tectônica observada. Seja qual for o processo por trás da coroa, as observações vêm indicando que Vênus é geologicamente ativo de formas complexas e variadas.
O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Science Advances.
Leia também:
- Explorando Vênus: um resumo das missões que já estudaram o planeta vizinho
- Humanos poderiam visitar Vênus antes de chegarem à superfície de Marte?
Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular
Leia a matéria no Canaltech.