Vídeo mostra caracol botando ovo pelo pescoço – assista
Pesquisadores do Departamento de Conservação (DOC) da Nova Zelândia registraram, pela primeira vez na história, um caracol raro botando um ovo pelo pescoço. Em um vídeo publicado no YouTube, podemos ver o bicho carnívoro da espécie Powelliphanta augusta expelir o ovo por uma abertura chamada de poro genital, localizada logo abaixo da cabeça.
Entenda:
- Pela primeira vez na história, um caracol Powelliphanta augusta foi visto botando um ovo pelo pescoço;
- Isso acontece graças a uma abertura chamada de poro genital, localizada abaixo da cabeça do caracol;
- Os caracóis adultos da espécie costumam botar, anualmente, cinco ovos – e cada um deles leva cerca de um ano para eclodir;
- Com hábitos noturnos, o P. augusta quase nunca é avistado por humanos, e a espécie está sob sério risco de extinção.

De acordo com o DOC, os caracóis do gênero Powelliphanta estão entre os maiores do mundo. Com hábitos noturnos, o P. augusta raramente é avistado durante o dia, e, por conta da mineração de carvão na Nova Zelândia, a espécie é um dos principais invertebrados ameaçados de extinção no país. Por isso, uma população em cativeiro vem sendo preservada e estudada pela equipe há quase 20 anos.
Leia mais:
- Ovo de réptil marinho “estranho” ganha status de segundo maior do mundo
- Caracol “blindado” evoluiu para sobreviver nas profundezas do oceano
- Evolução de caracol é observada em tempo real ao longo de 30 anos
Registro do caracol botando ovo é inédito
Pouco se sabia sobre o P. augusta antes que a espécie fosse colocada em cativeiro pelo DOC em 2006, quando o habitat do caracol começou a ser perturbado por obras de mineração. Desde então, os bichinhos vivem em contêineres refrigerados na cidade de Hokitika, na Ilha Sul da Nova Zelândia.
“É notável que, em todo o tempo que passamos cuidando dos caracóis, esta seja a primeira vez que vimos um botar um ovo. Fomos flagrar a ação enquanto pesávamos o caracol. Viramos ele e vimos o ovo começando a emergir”, conta Lisa Flanagan, a guarda florestal do DOC que capturou o momento, em comunicado.
Buraco no pescoço serve para a reprodução do caracol

Como explica a equipe, os Powelliphanta são hermafroditas – possuem órgãos reprodutores masculinos e femininos. Porém, apesar de servir como proteção contra predadores, suas conchas dificultam a transferência de esperma entre os caracóis. O problema foi resolvido com o poro genital, por onde ocorre a troca de esperma.
O P. augusta costuma atingir a maturidade sexual só por volta dos 8 anos de idade. Os caracóis adultos botam, anualmente, uma média de 5 ovos, e cada um deles leva cerca de um ano para eclodir.
O post Vídeo mostra caracol botando ovo pelo pescoço – assista apareceu primeiro em Olhar Digital.