WeChat e mais: conheça 6 redes sociais usadas em outros países
Além do Instagram, TikTok e Facebook, existem redes sociais que têm grande destaque em outros países. É o caso do WeChat, KakaoTalk e VK, que são populares na China, Coreia do Sul e Rússia, respectivamente.
- 7 redes sociais que o Google já teve além do Orkut
- ICQ, Orkut e além: uma história das redes sociais
6 redes sociais populares em outros países
A seguir, confira os detalhes das seguintes redes sociais que se destacam na China, Coreia do Sul e em outros países:
- WeChat;
- KakaoTalk;
- VK;
- Moj;
- Weibo;
- QQ.
1. WeChat (China)
O WeChat é uma plataforma de troca de mensagens em tempo real, semelhante ao WhatsApp. É a rede social mais usada na China e conhecida por lá como “aplicativo de tudo”, devido a quantidade de funcionalidades.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Além da troca de mensagens, o aplicativo disponibiliza chamadas de vídeo e voz, compartilhamento de vídeos e fotos no mural chamado “Moments”, e o pagamento e transferências de dinheiro por meio do WeChat Pay.
2. KakaoTalk (Coreia do Sul)
KakaoTalk é o aplicativo de troca de mensagens instantâneas da Coreia do Sul, com funcionalidades semelhantes ao WhatsApp e Telegram. Nele, é possível personalizar o perfil com diversos temas, além de enviar mensagens de texto e voz, compartilhar vídeos e fotos, e criar figurinhas.
O aplicativo sul-coreano também disponibiliza serviços dentro da plataforma, como uma loja online, carteira digital e e-mail.
3. VK (Rússia)
VK é uma rede social da Rússia com um layout semelhante ao Instagram e que une diversas funcionalidades que, normalmente, são separadas em diferentes redes sociais.
Além do compartilhamento de conteúdos multimídia e participação de comunidades e grupos, a plataforma traz recursos para cuidar da saúde, fazer compras, escutar músicas, assistir a vídeos e trocar mensagens.
4. Moj (Índia)
Quando o TikTok foi banido da Índia, o Moj passou a ser usado no país. Ele tem a mesma proposta do aplicativo de vídeos curtos.
Os usuários podem participar de desafios para ganhar recompensas, como assistir a lives e produzir conteúdo.
5. Weibo (China)
Weibo é um microblog chinês. Nele, os usuários podem compartilhar textos e imagens, enviar mensagens a seguidores e acompanhar assuntos em alta e tendências. É uma rede social semelhante ao Twitter e Instagram.
6. QQ (China)
Também da China, o QQ é uma plataforma de trocas de mensagens instantâneas, porém oferece serviços complementares, como microblogging, jogos sociais online e chamadas de áudio e vídeo.
Leia mais:
- Telegram agora pode importar conversas de WhatsApp e outros mensageiros
- 62% da população global está nas redes sociais, diz estudo
- Redes sociais são principal fonte de informação consumida no Brasil; veja quais
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher? | Assista:
Leia a matéria no Canaltech.